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Reclame Aqui ganha versão para registrar queixas de serviços públicos

Exercer os direitos de cidadão ficou mais fácil com o novo recurso lançado pelo Reclame Aqui esta semana. A plataforma foi adicionada no serviço online e permite aos usuários fazer reclamações de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Com usabilidade simples. Basta acessar a página e fazer a queixa.

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A plataforma auxilia as pessoas que estão insatisfeitas com algum serviço público na sua região e não sabe por onde começar a reclamar sobre isso. A plataforma online simplifica esse processo, oferecendo uma interface rápida e prática. Assim, não é necessário nem sair de casa para formular a queixa.

Para começar, é necessário fazer um cadastro gratuito no site do Reclame Aqui (cidadao.reclameaqui.com.br) para registrar a sua reclamação sobre determinado serviço público. O internauta precisa fazer uma busca, na tela principal do serviço, para determinar contra qual órgão é a queixa. Para facilitar essa pesquisa, é possível exibir uma lista organizada com todos os estados brasileiro, e depois selecionar o órgão específico.

Depois será necessário selecionar o motivo da reclamação. Estão disponíveis alguns temas pré-selecionados como Acessibilidade, Educação, Segurança/Denúncia, Atendimento/SAC, Cadastro e Cobrança. Dentro de cada item, estão subcategorias para especificar a causa da queixa. Feito isso, o internauta vai precisar adicionar um título e a descrição da reclamação. Também é possível adicionar a localidade do problema em um mapa, assim como integrar fotos e links na reclamação. Dessa forma, a mensagem é encaminhada diretamente para o órgão público responsável pelo problema e cabe à dar uma resposta para o internauta.

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“Este projeto, idealizado pelo Instituto Reclame Aqui, faz parte de um movimento de cidadania. Nós pretendemos estimular uma corrente de mobilização dos cidadãos e, a partir daí, que os governos se vejam obrigados a dar respostas rápidas aos problemas, como diversas empresas do setor já fazem com agilidade e eficiência”, explica o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

O Reclame Aqui já é popular por permitir o registro simplificado de problemas relacionando o consumidor com empresas privadas. Agora essa nova plataforma, também gratuita, permite que o cidadão aponte os problemas em serviços públicos, com a mesma praticidade. O recurso está disponível na versão web e em aplicativos móveis para Android e iOS.

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