InícioRecuperada e Iluminada: Prefeitura de Itamaraju transforma a rua Frei Jeremias

Recuperada e Iluminada: Prefeitura de Itamaraju transforma a rua Frei Jeremias

Dos inúmeros buracos e o breu da escuridão, a rua teve seu calçamento totalmente recuperado e agora está iluminada

A Rua Frei Jeremias, via que liga a Ângelo Polon, na Baixa Fria, à rodovia BR-101, altura do Novo Prado, está totalmente recuperada e iluminada. Apesar de estar localizada na periferia do município, a Frei Jeremias é a principal via de acesso dos veículos e pedestres que seguem da Cidade Baixa para o Hospital Municipal de Itamaraju, localizado no alto do Novo Prado.

Desde que foi pavimentada no governo Dilson Santiago, a rua tem experimentado constantes afundamentos de paralelepípedos, talvez devido a um serviço de terraplanagem mal feito. Como não ocorria manutenção, a pavimentação foi se deteriorando, tornando a via intransitável. Para piorar, a rua não tinha um poste sequer, o que acarretava inúmeras reclamações dos transeuntes e condutores que passavam à noite pelo local.

Mas, a atual gestão, marcada pelo uso responsável do erário público em prol da resolução de problemas crônicos do município, decidiu resolver em definitivo o problema da Frei Jeremias. No último mês de janeiro, a rua foi parcialmente interditada, no trecho que liga a Baixa Fria ao trevo do HMI e, em aproximadamente 20 dias de intervenção, a obra de recuperação daquele trecho foi totalmente concluída.

A novidade é que, além da recuperação do calçamento com implantação de três quebra-molas, quem passa pelo local, já pode ver o que não existia, postes dos dois lados da via, já implantados, cabeados e com luminárias. A nova iluminação alcança toda extensão da Frei Jeremias e foi executada pela empresa Engelmig, a serviço da Coelba, financiada pelo Governo da Bahia.

Os trabalhos de implantação da iluminação compreenderam a remoção de postes antigos localizados no trevo do HMI (o que melhorou o visual do local) e a implantação de aproximadamente 60 novos postes no formato cilíndrico, como os que foram utilizados na iluminação da BA-489.

Segundo informações de técnicos da Secretaria Municipal de Obras, a Frei Jeremias receberá ainda, calçada e asfalto, o que vai representar uma transformação no estado da via pública, se tornando uma das marcas da atual gestão, que, diga-se de passagem, tem apenas 2 anos de iniciada e já realizou muito mais do que muitos prefeitos que passaram por Itamaraju.

Mesmo diante dos ataques desesperados de dois grupos políticos adversários, que tentam vender a imagem em seus veículos de que as coisas não vão bem, a Prefeitura Municipal de Itamaraju não tem parado, muito pelo contrário, tem trabalhado a um ritmo alucinante e usado os recursos do município, para que as coisas aconteçam.

O gestor Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD) já falou que não está preocupado com as eleições municipais, está preocupado em fazer com que todos os seus projetos para Itamaraju sejam concluídos até o dia 31 de dezembro, data em que termina o atual mandato. Há muito tempo não se via em Itamaraju, tantas intervenções sendo tocadas com recursos próprios do município, mesmo assim, os opositores teimam em afirmar que em Itamaraju não acontece nada.

 

Por / Nilson Chaves

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Petrobras elege novo conselho e decide sobre dividendos nesta 5ª

Governo Lula fez 8 indicações, mas deve seguir com as 6 cadeiras atuais, como...

Definição sobre multas da Lava Jato vai ao STF com falta de acordo entre governo e empreiteiras

Foto: Rosinei Coutinho/Arquivo/SCO/STF André Mendonça 25 de abril de 2024 | 06:29 O...

Carluxo e os veganos

Igo Estrela/Metrópoles 1 de 1 PF Carlos Bolsonaro ...

Reforma tributária assegura isenção para taxistas e motoristas de Uber

Profissionais poderão comprar carros com alíquota zero; a regulamentação também beneficia frutas, ovos e...

Mais para você