InícioS10 High Country: luxo utilitário

S10 High Country: luxo utilitário

Houve um tempo em que picapes médias eram pouco mais do que instrumentos de trabalho, e trabalho pesado. Mas o porte grande e a robustez desse tipo de veículo atraíram compradores de outros segmentos, o que demandou pequenas incursões no mundo do luxo e da exclusividade. Daí nasceram modelos com visual mais moderno, como as Ford Ranger e Volkswagen Amarok, ou configurações mais requintadas, como a Hilux Limited. Foi pegando carona nessa onda que a Chevrolet lançou em julho a versão High Country para a sua S10 cabine dupla custando R$ 163.800.

BBlEnET

Tal configuração havia sido apresentada ainda como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014 e traz como itens exclusivos faróis escurecidos, rodas aro 18 com acabamento diferenciado, aplique de plástico no para-choque dianteiro, estribos laterais, moldura cromada nos vidros das portas, santantônio integrado à caçamba, lanternas de LED, maçaneta da caçamba cromada, rack de teto com barras longitudinais e transversais e uma nova capota marítima. Outro destaque fica por conta dos emblemas nas laterais e na tampa traseira com o nome da versão e um desenho de montanhas.

O interior segue o desenho das demais S10. Porém, a exclusividade fica por conta do acabamento de couro em dois tons, das novas costuras e do painel com acabamento preto brilhante. Outro destaque da S10 High Country é a nova cor vermelho metálico batizado de Chili Red – e apelidado de “cor do pecado” pela fabricante. Em seu lançamento, a Chevrolet afirmou que a High Country seria direcionada para o consumidor que busca mais luxo e conforto do que oferece a versão LTZ.

Nas medidas a S10 High Country tem 5,3 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,9 m de altura e 3,1 m de entre-eixos. Seu peso é de 2.106 kg. Para empurrar o conjunto, a configuração é oferecida exclusivamente com o motor 2.8 turbodiesel, de 200 cv de potência e 51 kgfm de torque, e transmissão automática de seis velocidades com tração nas quatro rodas e caixa de redução.

Picapando na cidade

Enquanto o papel trabalhador das picapes ficou a cargo das versões mais em conta, com cabine simples, modelos mais luxuosos acabam mesmo é povoando o asfalto das cidades. O que tem lá suas vantagens. A posição elevada facilita a visibilidade e o porte impõe respeito no trânsito. A cor exclusiva da série também chama a atenção nas ruas. Com suspensão para aguentar carga, a S10 High Coutry não encontrou rival entres os rotineiros obstáculos urbanos como buracos, valetas e lombadas. Apesar de todo o tamanho e peso, a picape conseguiu cravar uma média de 8,5 km/l em ciclo urbano.

Além disso, tem espaço interno de sobra para cinco adultos e seja lá qual for sua necessidade transporte, pois acomoda itens grandes e pesados, que ficam protegidos sob a capota marítima que vem de série na versão. A proteção plástica da caçamba ajuda na hora de deslizar os itens para dentro e para fora do veículo.

Só que a mesma origem utilitária que traz tais vantagens acaba mostrando algumas desvantagens. Por exemplo, para um veículo de mais R$ 160 mil não ter um simples espelho de cortesia no quebra-sol para o motorista decepciona. Assim como o ajuste elétrico apenas para o banco do motorista.

Todo esse tamanho também atrapalha no cotidiano, pois passar por ruas estreitas com a S10 exige paciência e experiência para medir os espaços. Rampas de estacionamento também exigem cuidado e não é em qualquer vaga que a picape caberá. Pelo menos na hora de dar ré a câmera traseira e o sensor de estacionamento são úteis.

Outras picapes por cerca de R$ 150 mil

Por mais que a High Country atenda a um público específico, A S10 não é a única opção de picape cabine dupla a diesel com tração 4×4 presente no mercado nessa faixa de preço. Confira outros modelos similares.

Toyota Hilux Limited (R$ 182.250) – Apesar de ser a mais cara entre as concorrentes, a Hilux em série especial já é veterana no mercado e seu visual já começa a dar os sinais da idade, assim como seu conjunto mecânico: o 3.0 turbo diesel tem apenas 171 cv e 36,7 kgfm, enquanto o câmbio automático traz apenas cinco marchas. Mesmo assim, é uma opção popular e a Toyota sempre figura entre as picapes mais vendidas.

Nissan Frontier SL (R$ 147.590) – Também datada, a Nissan Frontier não tem série especial ou versão mais luxuosa que a SL. Pelo menos sai bem mais em conta e não fica para trás em potência. O motor 2.5 turbodiesel entrega 190 cv e 45,8 kgfm de torque e é acoplado a um câmbio automático de cinco marchas.

Mitsubishi L200 Triton HPE (R$ 145.990) – Opção mais em contra entre as concorrentes da S10, a L200 Triton também tem um visual com poucas alterações há alguns anos, porém, ainda agrada. Mas seu motor 3.2 turbodiesel (180cv / 38 kgfm) está entre os menos potentes e o câmbio automático de cinco marchas a coloca no mesmo grupo que Hilux e Frontier.

Ford Ranger Limited (R$ 160.200) – Com preço similar e a mesma potência da S10, a Ford Ranger Limited é a versão mais cara da picape. Seu motor 3.2 turbodiesel, o único de cinco cilindros do grupo, tem 47,9 kgfm de torque. Única a rivalizar em acabamento e design com a opção da Chevrolet, a Ranger Limited perde apenas por não oferecer o charme extra de uma série literalmente limitada como a High Country consegue.

Volkswagen Amarok Dark Label (R$ 143.990) – A única opção 2.0 entre as picapes médias, a Volkswagen Amarok Dark Label traz o requinte extra de uma série especial e sai mais em conta. Porém, o motor turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm a coloca entre as menos potentes do grupo, mas o câmbio automático de oito velocidades compensa.

Pensando fora da caixinha

Se você quer a robustez da mecânica a diesel e da tração integral, mas não quer comprometer a usabilidade na cidade, outras opções também caem na faixa dos R$ 150 mil da S10 High Country:

Mitsubishi Outlander DI-D (R$ 173.990) – Custando mais que a S10 High Country, porém menos que a Hilux Limited, a Outlander diesel é a opção para quem tem família grande, pois pode carregar até sete passageiros. Seu motor 2.3 turbodiesel entrega 165 cv e 36,7 kgfm torque e a força chega às quatro rodas por meio de um câmbio automático de seis velocidades

Jeep Renegade Trailhawk (R$ 119.900) – O preço inicial da versão mais completa do Jeep Renegade pode ficar muito abaixo dos valores pedidos nas picapes médias. Mas basta clicar em alguns opcionais que esse valor chega a R$ 147 mil, mais que Amarok, por exemplo. O pequeno jipe é bem menor em tamanho, o que é bom para usar na cidade, mas compromete o espaço interno e o porta-malas (de apenas 260 litros, contra 829 litros do Outlander). O que não compromete é o conjunto mecânico, formado por um motor 2.0 turbo diesel de 170 cv e 35,7 kgfm e um câmbio automático de nove marchas com caixa de redução e tração 4×4 de verdade.

Por | MSN

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Macron posta meme com Lula e diz que visita “foi um casamento”

Presidente francês passou 3 dias no Brasil, elogiou a eleição do petista e falou...

Lula sugere que ‘candidato como ele’ teria vencido Bolsonaro em 2018 se tivesse no lugar de Haddad

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O presidente Lula (PT) e o ministro Fernando Haddad...

Saiba o que abre e o que fecha em São Paulo na Sexta-feira Santa

São Paulo — Alguns serviços terão o horário de funcionamento alterados na cidade de...

Correios tiveram prejuízo de R$ 597 milhões em 2023

Os Correios divulgaram nesta quinta-feira (28) um relatório indicando um prejuízo de R$ 597...

Mais para você