InícioSafra de café do Brasil terá queda substancial em 2014 e 2015

Safra de café do Brasil terá queda substancial em 2014 e 2015

O Conselho Nacional do Café (CNC) alertou nesta sexta-feira que a seca severa e o tempo quente no início do ano, nas principais regiões produtoras do país, levará a uma substancial redução da colheita do Brasil em 2014 e em 2015.

A afirmação da entidade que representa os produtores no Brasil foi feita após o café arábica, negociado em Nova York, registrar na quinta-feira baixa de 7 por cento, a maior queda diária em três anos, em função de chuvas previstas para as áreas cafeeiras brasileiras.

Nesta sexta-feira, o contrato maio operava em leve baixa, a 1,7305 dólar por libra-peso, às 12h10 (horário de Brasília).

“O que podemos antecipar é que haverá redução substantiva na colheita, tanto em 2014, quanto em 2015, mas ainda é prematuro quantificá-la”, afirmou o CNC.

A entidade disse ainda que não passará informações para o mercado sem um levantamento seguro, e espera ter informações precisas sobre perdas em abril.

O CNC afirmou que a não cometerá “a irresponsabilidade de tomar uma região como exemplo e prognosticar o observado nela como uma situação geral, tendo em conta que o veranico teve incidências diferentes no cinturão produtor.”

Mas destacou que a safra será inferior ao volume estimado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no início de janeiro, antes de as lavouras serem atingidas pela seca.

A safra brasileira em café em 2014 foi estimada em média pela Conab em 48,34 milhões de sacas de 60 kg, no que já poderia ser uma queda ante 2013, com redução de investimentos pelos cafeicultores após preços baixos no ano passado.

Com a seca no maior produtor global, o café se recuperou fortemente em 2014, atingindo uma máxima recente de dois anos, antes de recuar com as previsões de chuvas.

Por | Reuters

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil diz acompanhar ‘com grave preocupação’ tensão entre Irã e Israel

O governo brasileiro afirmou nesta sexta-feira (19) que acompanha de perto a situação no...

Gleisi chama Campos Neto de “especulador medíocre”

Deputada diz que “comentários irresponsáveis” do presidente do Banco Central estão provocando “histeria” sobre...

Beatriz em A Fazenda? Carelli diz que ex-BBB é a cara do reality rural

Rodrigo Carelli, diretor de TV responsável por A Fazenda, falou sobre a possibilidade de...

Mais para você