Moto Facil

Secretaria da Educação do Estado e Undime reafirmam parceria para a alfabetização das crianças‏

A alfabetização das crianças na idade certa, meta prioritária do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, foi pauta do encontro, nesta sexta-feira (6), entre o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia (Undime-Bahia), Gelcivânia Silva, que também é secretária da Educação de Serrinha. Na ocasião, a Secretaria e a Undime reafirmaram a parceria para potencializar junto aos municípios as ações pela alfabetização das crianças na idade certa.

Itamaraju - in - a

A Secretaria da Educação do Estado já está ampliando o apoio na formação de professores e no assessoramento técnico para a consolidação de políticas e estratégias educacionais que levem em conta as especificidades de cada município. Além disso, distribuirá para as escolas públicas municipais a coleção “Pactos de Leituras”, constituída de 19 livros de literatura infantil de 16 autores baianos, com estórias referenciadas na realidade da Bahia.

“Os livros vão compor os Cantinhos de Leitura de 21 mil salas de aula de alfabetização das escolas, beneficiando mais de 332 mil crianças. Queremos estimular o processo de alfabetização das nossas crianças e estamos com todas as condições para começar o ano letivo de 2016 de forma virtuosa”, afirmou o secretário, ressaltando que mais de 300 municípios já aderiram ao Educar para Transformar e “o apoio da Undime-Bahia é fundamental para que todos os 417 municípios baianos se envolvam neste regime de colaboração. Alfabetizando nossas crianças na idade certa, estaremos contribuindo para que tenhamos, no futuro, jovens com sucesso na sua trajetória escolar”.

A presidente da Undime-Bahia, Gelcivânia Silva, falou que “a alfabetização das crianças na idade certa é um desafio para nós gestores da Educação nos municípios e, para isso, é fundamental a parceria com o Governo do Estado”. Segundo ela, “este encontro foi muito importante porque consolida a disponibilidade da Secretaria da Educação do Estado em dialogar com a Undime. Temos muitas políticas públicas comuns e o Programa de Alfabetização na Idade Certa, sem dúvida, é o grande destaque”.

Fotos: Claudionor Junior

Comentários no Facebook