InícioSecretaria da Educação intensifica ações para incentivar participação dos professores na nova...

Secretaria da Educação intensifica ações para incentivar participação dos professores na nova base curricular‏

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia, a partir desta segunda-feira (26/10), discussões e esclarecimentos nas escolas da rede estadual sobre a importância da contribuição dos professores na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho faz parte das estratégias da Comissão Estadual de Mobilização da BNCC, que busca realizar planos de ação para assegurar a ampliação do debate sobre o currículo nacional em todas as esferas da educação do Estado.

foto-roberta-rodrigues-21

“Realizamos a formação de educadores e orientadores para trabalhar diretamente nas escolas estaduais para que possam mobilizar a participação dos professores. Apesar de poderem contribuir de forma individual, é mais interessante que criem um debate coletivo que possa colaborar com a inserção de assuntos por disciplina que considerem fundamentais no currículo nacional. Então, a expectativa é que realizem esse trabalho, até dezembro, durante as Atividades Complementares (AC) das escolas”, destacou Valdirene Oliveira Souza, diretora de Currículo e Inovações Pedagógicas da Secretaria da Educação.

Podem contribuir para a Base Nacional Comum Curricular, professores, estudantes, pais e familiares, toda a comunidade escolar, instituições, associações e organizações de ensino, ou qualquer membro da sociedade civil, por meio do endereço eletrônico basenacionalcomum.mec.gov.br, até 15 de dezembro. “É interessante que já estamos desde julho realizando esse trabalho de mobilização e quanto mais os educadores têm conhecimento dessa possibilidade de contribuição, mais eles ficam entusiasmados, até porque antes as determinações curriculares vinham prontas e agora estamos construindo juntos”, relata Valdirene Oliveira.

A Comissão Estadual de Mobilização da BNCC é formada pela Secretaria da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fórum Estadual de Educação (FEE-BA), Conselho Estadual de Educação (CEE), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA), Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA) e Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes).

Novas ações – Dando continuidade às ações, os membros da Comissão Estadual de Mobilização da BNCC se reúnem, nesta quinta-feira (29), às 14h, na sede da Secretaria da Educação. O objetivo é definir um dia estadual de discussão da Base Nacional Comum Curricular, para que nesta data aconteça uma campanha de mobilização em todas as escolas das redes estadual, municipal e privada em torno do tema. Além da definição de novas estratégias de participação das escolas no processo da BNCC.

Foto: Roberta Rodrigues/ASCOM IAT

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil e França assinam acordos em meio ambiente e energia

Os presidentes Lula e Macron ratificaram alguns dos acordos durante a visita oficial do...

PL discute lançar Nikolas candidato ao governo de Minas em 2026

Lideranças do PL têm estimulado, nos bastidores, a candidatura do deputado federal Nikolas Ferreira...

PF faz operação em Osasco em busca de suspeito por criar perfil falso de Lewandowski no Instagram

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (28) a operação batizada de Inverídico,...

Mais para você