InícioSecretaria de Agricultura de Itamaraju promove novas ações do PAT Mandiocultura

Secretaria de Agricultura de Itamaraju promove novas ações do PAT Mandiocultura

Com a volta das chuvas, também foram retomadas as atividades do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura em Itamaraju. Onde a equipe da Secretaria de Agricultura, Araildes (BNB), Ana (Bahiater) e Fabiana (SETAF), estiveram acompanhando as ações.

No último dia 28 de outubro foram entregues a segunda remessa de novas variedades de mandioca de mesa (aipim), totalizando 05 variedades, oriundas do Instituto Biofábrica. Destinadas ao produtor Cosme Chile, proprietário de uma área na região de Campo Alegre. Que é responsável por uma Unidade Demonstrativa, denominada “Maniveiro”. As mudas completam um ciclo, no entanto, a área foi mecanizada e o adubo disponibilizado para o plantio.

Cinco unidades fazem parte do projeto, mas nesta etapa os técnicos estão implantando a Unidade Demonstrativa localizada na Associação Renascer, sendo utilizada a forma tradicional, com manivas oriundas da região.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura (Agnalva e Erivaldo), acompanharam o produtor Juvenilson, levando-lhe auxilio no plantio. Podendo contabilizar as unidades das Associações Assovale e São Francisco, esta última também um Maniveiro e ambas têm apresentado um desenvolvimento satisfatório. A quinta unidade será implantada na Associação Córrego da Barriguda, região do Parque Nacional do Monte Pascoal, que ocorrerá nos próximos dias.

Os dados coletados nas unidades, demonstram avanços das variedades de mandioca e aipim, possibilitando aos produtores a adoção de técnicas que aumentem a produtividade das lavouras. As ações do PAT Mandiocultura avançarão para a verticalização da produção, agro industrialização e comercialização da mandioca e seus derivados.

“A mandioca, além de tradicional na região, é um produto nobre, com enormes possibilidades de uso na culinária e excelente opção de renda para os produtores, especialmente os familiares”, declarou o Secretário Ivan Favarato.

Por | ASCOM – Prefeitura Municipal de Itamaraju

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Motorista profissional tem até domingo para fazer exame toxicológico

Prazo vale para condutores com validade da CNH de janeiro a junho; os demais...

Ex- participante do Big Brother morre aos 40 anos

O ex-participante do Celebrity Big Brother George Gilbey morreu aos 40 anos de idade....

Lula não governa, brinca de Lego

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, faz o que pode para tentar passar a...

Mais para você