InícioSeparação judicial e partilha de bens, como funciona?

Separação judicial e partilha de bens, como funciona?

O divórcio é a única maneira legal de pôr fim ao casamento e suas obrigações jurídicas. Atualmente, é possível se divorciar até mesmo no dia seguinte ao da celebração do matrimônio.

No entanto, nem sempre foi assim. Antes de 2010, para que o divórcio acontecesse, era necessário que o casal passasse pelo período de separação, ou de fato ou judicial.

Por conta disso, até hoje o termo separação é utilizado como sinônimo para divórcio. Portanto, sempre que utilizarmos o termo separação neste texto, estaremos tratando do divórcio.

Pensando nisso, é importante esclarecer alguns pontos acerca do divórcio! Esse processo pode ser tanto judicial quanto extrajudicial. Quando é realizado pela via judicial, esse divórcio pode ser:

Assim, se essa separação judicial for litigiosa, a partilha de bens acontecerá de acordo com o regime de bens estabelecido ou pelo pacto antenupcial ou por força de lei, através da decisão do juiz.

Por sua vez, se essa separação for consensual, a partilha também acontecerá de acordo com o regime de bens pré-estabelecido, entretanto, o casal, por estar de acordo, já chegará com o plano de partilha dos bens para homologação judicial.

Por | Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TCU investiga isenção fiscal que Fufuca deu para CBF

Confederação pediu para não pagar impostos sobre importação de uniformes de juízes e recebeu...

BBB 24: Giovanna fala sobre possibilidade de reatar com MC Bin Laden

Giovanna teve uma conversa séria com MC Bin Laden no BBB 24. Eles viveram...

Alok posta vídeo com “luzes misteriosas” em Brasília

Moradores do Distrito Federal se intrigaram com “luzes misteriosas” pela cidade na noite desta...

“Seria insano”, diz ministro sobre passagens a R$ 200

Silvio Costa Filho diz que houve confusão sobre entendimento do Voa Brasil e “novo”...

Mais para você