InícioIII Conferência Municipal de Cultura define ações para incentivo ao setor

III Conferência Municipal de Cultura define ações para incentivo ao setor

A III Conferência Municipal de Cultura de Teixeira de Freitas reuniu no sábado (13) representantes das diversas manifestações culturais da cidade para discussões voltadas ao fomento do setor. Do encontro, considerado a efetivação do processo democrático, foram definidas ações prioritárias a serem efetuadas pelo poder público municipal e sociedade civil.

 Conf.Cultura

O prefeito João Bosco participou da abertura dos trabalhos e, observando a pluralidade cultural da cidade, comentou: “o que faz a diferença aqui é a diversidade”, e ressaltou a importância de se criar condições para que todos tenham a possibilidade de se manifestar e para que sejam incentivados.

O primeiro eixo de debate trouxe à discussão a implementação do Sistema Municipal de Cultura e, para tanto, estabeleceu como prioritário a criação de metodologias que acrescentem autonomia à Cultura no âmbito da municipalidade e o levantamento de Projeto de Lei para a criação do Sistema e do Conselho municipais de Cultura.

Tendo em vista que a integração da sociedade é fundamental para a efetivação das políticas públicas, foi destacada ainda como necessária a realização de audiência pública para apreciação dos moldes do Sistema Municipal de Cultura.

O segundo eixo discutiu a cultura no município, sua produção simbólica e impactos na cidadania e desenvolvimento. E, como resultado, foi estabelecido que a criação de um espaço cultural e o fortalecimento dos espaços já existentes são de fundamental importância para a perpetuação do fazer cultural, que deve também ser propagado nas escolas.

“O que nós pretendíamos com essa reunião foi alcançado”, afirmou o diretor de Cultura Ramiro Guedes, pois, segundo ele, foi possível delinear o rosto cultural de Teixeira de Freitas – a diversidade – e as maneiras para o fomento efetivo.

conferencia cultural

De acordo com o representante da Secretaria Estadual de Cultural (Secult), Junieques Santos, a Conferência foi produtiva, cabendo agora a interação entre o Executivo e a comunidade a fim de que as ações aconteçam de fato. Na ocasião foram, ainda, eleito os delegados que participarão das conferências territorial e estadual de Cultura.

Assim como debatido ao longo do dia, a finalização das atividades foi marcada pela riqueza cultural da cidade. Através de apresentações de dança, teatro e de cantores e cantadores que, do erudito ao popular, encantaram aos presentes.

Por – Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Macron diz que seria loucura assinar acordo Mercosul-UE como está

Após reunião, Lula disse que o presidente francês deve reclamar com os europeus e...

Lideranças do União Brasil cobram represália a deputados ligados a Bivar para ‘pacificar’ sigla

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados O ex-presidente do União Brasil, Luciano Bivar 28 de março...

Saiba a verdade sobre o flagra da ex de Lucas Buda no motel

A coluna Fábia Oliveira, que sempre sabe de tudo e mais um pouco,...

Para Macron, seria loucura fechar acordo Mercosul-UE sem ajustes

O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou a necessidade de alterações no acordo comercial...

Mais para você