InícioTEIXEIRA | Escritório regional do Primeiro Emprego é inaugurado no SAC

TEIXEIRA | Escritório regional do Primeiro Emprego é inaugurado no SAC

Quem está se formando nos cursos técnicos e mora no extremo-sul da Bahia agora conta com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para ingressar no Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado. Um escritório regional da Fundação Luís Eduardo Magalhães, instituição que faz o contrato com os jovens profissionais, foi inaugurada pelo governador Rui Costa na agência do SAC em Teixeira de Freitas.

Rui disse que a expectativa é que quatro mil jovens estejam contratados nos órgãos do Estado até o dia 31 de dezembro. “Eu criei o Programa Primeiro Emprego e aprovei a lei que não deixa brecha para que a escolha seja de indicação do governador nem de ninguém. Os jovens são escolhidos para serem encaminhados para as empresas ou para os órgãos do Estado pela média de nota que eles alcançaram nos três anos do segundo grau”.

A presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Maria Quitéria Mendes, afirma que a ação tem o objetivo de interiorizar as oportunidades. “Para estar próximo desses jovens, seja com questões de documentação, de assinar carteira, na contratação ou no monitoramento destes profissionais, nós fizemos essa parceria e estamos instalando postos nas agências do SAC da Bahia”.

Segundo ela, o posto de Teixeira de Freitas é o segundo a ser instalado. “O primeiro foi inaugurado em Juazeiro, os próximos serão em Irecê e Senhor do Bonfim. Vamos inaugurar também em Feira de Santana. Assim os jovens não precisam mais mandar documentos pelos Correios para Salvador, por exemplo”.

Quitéria informa que para procurar o programa é preciso que os jovens tenham concluído o curso técnico e não tenham completado ainda um ano de carteira assinada na sua profissão. “Os alunos são convocados através do ranking das notas que eles alcançam. A gente tem uma perspectiva de contratar até 4.000 jovens atualmente 1,6 mil já estão contratados”.

Ítalo Leandro dos Santos dos Reis assinou a carteira na unidade. “Esse novo posto facilita nossa vida. Os documentos, por exemplo, a gente teria que mandar por Sedex para Salvador e agora a gente tem um posto do SAC aqui em Teixeira de Freitas, onde podemos fazer a entrega e obter uma resposta mais rápida”.

 

Frigorífico

O governador Rui Costa também participou da inauguração de um frigorífico em Teixeira de Freitas, onde entregou três carros da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). O frigorífico tem a capacidade instalada para abater até 40 mil frangos por dia e já emprega 100 funcionários. Rui propôs uma parceria para ajudar a fomentar produtores de frango para a região. “Evidente que um empreendimento desse tem a sua produção própria, mas os pequenos produtores da região podem também produzir frango e fornecer para empresa”.

Segundo Rui, é um orgulho para Teixeira de Freitas, para o sul da Bahia e para o Governo do Estado sediar empresas como o frigorífico inaugurado. “Quem está no cargo público tem a função de apoiar e incentivar para que mais e mais pessoas se tornem empreendedoras. Uma empresa como esta gera o efeito positivo na economia da região, pois precisa de mais técnicos, mais caminhões, mais vendedores. É assim que a economia vai se fortalecendo”.

Estavam presentes os secretários da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) Vitor Bonfim, da Saúde, Fábio Vilas-Boas, da Infraestrutura, Marcos Cavalcanti e do Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), Jerônimo Rodrigues.

 

Repórter: Raul Rodrigues

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula no exterior trouxe investimentos ao país, diz Planalto

Nota da Secretaria de Comunicação da Presidência cita bilhões de dólares já anunciados, mas...

O anfitrião da reunião em que a PF diz que carta golpista foi feita

O aposentado Márcio Resende, anfitrião de uma reunião supostamente golpista entre militares em um...

Com crise em hospitais no Rio, Ministério da Saúde demite diretor

Alexandre Telles foi substituído após reunião ministerial em que Lula cobrou de Nísia Trindade...

BBB 24: enquete aponta eliminação de sister após vacilo no Sincerão

O Sincerão da última segunda-feira (18/3) foi, mais uma vez, polêmico. A dinâmica no BBB...

Mais para você