InícioTEIXEIRA | Secretaria de Saúde descarta suspeita de coronavírus em paciente

TEIXEIRA | Secretaria de Saúde descarta suspeita de coronavírus em paciente

Na última sexta-feira (28), Teixeira de Freitas registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. Ele foi notificado conforme os protocolos médicos e toda a precaução e procedimentos obedeceram às normativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). A coleta de material para exame foi feita com agilidade e encaminhada para o LACEN-BA, em Salvador.

Na manhã deste domingo (1/03), os resultados para a suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus foram negativos e o caso excluído por não se enquadrar laboratorialmente, sendo positivo para o vírus influenza B, que causa quadro gripal.

Ressalta-se que os números são dinâmicos. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que são encaminhadas com urgência para o LACEN- BA.

Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecta o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como coronavírus, H1N1, H3N2 e influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Hebert Fernandes Chagas – Secretário da Saúde de Teixeira de Freitas

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nísia já fez 3 trocas na equipe desde reunião em que foi cobrada por Lula por problemas na Saúde

Foto: Vinicius Loures/Arquivo/Câmara dos Deputados A ministra Nísia Trindade 28 de março de 2024...

Influenciadora de 30 anos é presa em flagrante no Rio

“Eu sou menina, meu nome é Samara”. Quem está nas redes sociais há um...

Marcos Mion não renova contrato e dá adeus para canal do grupo Globo

Uma notícia triste para quem estava gostando das aparições de Marcos Mion nos festivais de música...

Pai mata filha por desentendimentos familiares em São Paulo

Um homem de 39 anos foi preso sob a suspeita de matar a própria...

Mais para você