InícioEditorialToyota supera Volkswagen na liderança mundial de vendas

Toyota supera Volkswagen na liderança mundial de vendas

A montadora de automóveis Volkswagen perdeu sua posição de liderança nas vendas mundiais para o conglomerado japonês Toyota. Em comunicado nesta segunda-feira (26), a Toyota afirmou ter vendido 7,49 milhões de veículos entre janeiro e setembro deste ano, superando os 7,43 milhões de automóveis vendidos pela Volkswagen no mesmo período. A mudança vem três meses depois de um escândalo envolvendo a companhia alemã, acusada por autoridades americanas de falsificar informações sobre emissões de poluentes.

Os resultados das duas montadoras mostram queda de 1,5% nas entregas. Dentre as cifras da Toyota, incluem-se Daihatsu e Hino, enquanto as vendas do grupo alemã somam os resultados de Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini y Porsche.

O impacto do escândalo das emissões da Volkswagen sobre as vendas pôde ser sentido nas últimas duas semanas. A Toyota, no entanto, também tem sido negativamente afetada pela recente chamada de revisão de 11 milhões de veículos por conta de uma falha técnica, além da queda das vendas na China decorrente da desaceleração da economia do país. Apenas nos primeiros nove meses do ano, a empresa japonesa registrou recuo de 7,4% nas vendas para a segunda maior economia do mundo.

“A Toyota fechará o ano como número um”, disse Koji Endo, analista especializado em automóveis da Advanced Research Japan à Bloomberg. “A Volkswagen enfrenta dificuldades nos EUA e na União Europeia por conta do escândalo e a economia da China não deve voltar ao seu estado anterior tão cedo.”

Escândalo

O escândalo de emissões do conglomerado alemão levou à renúncia do seu diretor-presidente, Martin Winterkorn. Sob sua gestão, a montadora superou a Toyota e a General Motors e se converteu no líder mundial de vendas. Entre janeiro e setembro de 2015, as vendas da General Motors caíram em 1,9%, chegando a 7,2 milhões de veículos entregues.

A Volkswagen busca amenizar o impacto que vem sofrendo nos últimos meses por meio de duas frentes. Por um lado, tenta reduzir o desgaste na imagem da empresa com uma visita do seu novo presidente, Matthias Müller, e da chanceler federal alemã, Angela Merkel, à China. Por outro lado, anunciou um recorte no número de empregados temporários em antecipação à queda na demanda global que já é sentida nas contas trimestrais.

Por | Gazeta do Povo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula dá de presente a Macron queijos, geleia, café e espumantes

Jogador do Vasco, Dimitri Payet, também presenteou o presidente francês com uma blusa do...

Não sou obrigado a ter mesmo nervosismo dos europeus com guerra na Ucrânia, diz Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O presidente da França, Emmanuel Macron, convidado de Lula,...

Governo adianta ações para produtores afetados pelas mudanças do clima

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (28/3), a proposta do Ministério da...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte de ex-presidente

A defesa de Jair Bolsonaro solicitou novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução...

Mais para você