InícioEditorialTudo pronto para festa de aniversário da Extremo Sul AM hoje no...

Tudo pronto para festa de aniversário da Extremo Sul AM hoje no Território

Itamaraju - radio 2016.05.245fA partir das 21 horas desta quarta-feira, dia 25, o espaço show Território sediará a festa de aniversário de 29 anos da rádio Extremo Sul AM. O evento, que terá entrada franca, contará com shows musicais de Garotos do Arrocha, Carro de Playboy e Elias Wagner. Ainda haverá o sorteio de uma poupança Sicoob no valor de R$ 5 mil, da promoção Rádio Extremo Sul me tira do sufoco, e mais 29 prêmios.

A expectativa de Dalvadísio Lima, diretor-geral da emissora, é que o evento reúna milhares de ouvintes da emissora, da sede e do interior do município, além de lideranças políticas, personalidades da sociedade civil organizada, empresários e comunicadores que contribuíram para construir a história da emissora. “Certamente será um grande evento, com público expressivo, dado ao fato desta rádio possuir uma estreita relação com a comunidade”, comentou.

Segurança

Além do apoio da Polícia Militar, da 43ª CIPM, que montará um forte esquema de patrulhamento ostensivo, o evento contará com um forte aparato de seguranças particulares de empresa especializada no assunto. “Trata-se de um evento aberto, em local fechado, portanto não podemos descuidar da segurança das pessoas que estarão presente. Todos podem ir, homens, mulheres e crianças, despreocupados, na certeza de que estarão guarnecidos”, afirmou Daniel Borges, diretor comercial da emissora e organizador do evento.

História

No mês de maio de 1987, O Ministério das Comunicações liberou a primeira concessão de radiodifusão para o município de Itamaraju, que atuaria na faixa AM, frequência 830 kHz, prefixo ZYH-506, a ser explorada pela empresa Extremo Sul da Bahia Ltda., de propriedade do saudoso senhor Almir Nobre de Almeida, médico e ex-prefeito de Itamaraju. Começou ali a história da emissora que ocuparia eternamente a posição de 1ª lugar no coração do povo.

Apesar de não possuir registro histórico preciso, acredita-se que as ondas sonoras da emissora pioneira da região tenham invadido as casas dos ouvintes, ainda em fase teste, no dia 25 de maio. A maior novidade da época, provocou euforia na cidade.

Os comunicadores

A primeira voz a vibra os microfones da Extremo Sul AM, foi a do comunicado Rui Ricardo, que veio do Rio Grande do Norte, seu estado natal, para tornar-se uma celebridade histórica de Itamaraju. Outros grandes nomes que passaram por esse microfone: o saudoso Francisco Ferreira, primeiro repórter policial da emissora, Adailton Lopes, Núbia Cajaiba, o saudoso Fonseca, Osmar Guarneles, Antonio Araújo, apresentador do Histórico Jornal de Meio Dia, Mariano Rezende, Ribonde, Reinaldo Braga, Amaral Junior, José Augusto, além de figuras que ainda permanecem no quadro da emissora, como Jairo Pires, Stuart Fayon, Gérson Brozeado e Edson Ribeiro.

A emissora, hoje de propriedade de Dalvadisio Lima é dirigida pelo radialista Daniel Borges e ainda é conhecida como uma verdadeira fábrica de excelentes comunicadores de rádio. Personalidades do rádio regional como Silvado Miranda, Nilson Chaves, Stuart Fayon, Eliane Lago, Valquires Gomes, Zé do Brejo, Josival Silva, Rismar Santana, Marcos Duart, Atila Borborema, Ronildo Brito, dentre vários outros, são verdadeiras obras de engenharia, arquitetadas, projetadas e concretizadas a partir dos microfones da Extremo Sul AM, a maior escola de rádio que o sul da Bahia já conheceu.

Alcance

Presente em 09 cidades do extremo sul da Bahia: Itamaraju, Prado, Jucuruçu, Guaratinga, Itabela, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Alcobaça, Caravelas e Porto Seguro, a Extremo Sul já passou por 04 proprietários: o fundador já mencionado, o saudoso Almir Nobre de Almeida, Ubaldino Pinto, conhecido como “Baiano”; Orlandino Lopes da Paixão, também médico e ex-prefeito do município; e Dalvadisio Lima, empresário oriundo do ramo de construção civil, que dirige a emissora até os dias atuais.

Nova direção

Quando assumiu a direção da Rádio Extremo Sul, Dalvadísio Lima encontrou-a com sérios problemas, mas, com sua capacidade de excelente administrador, Lima provocou a maior revolução administrativa da história do rádio regional. A emissora que carecia de equipamentos modernos, reparos em sua torre de transmissão, melhor qualidade de som e nova plástica na programação, ganhou muito mais que o esperado.

Dalvadisio Lima reforçou a equipe da emissora contratando grandes nomes do rádio regional, sem parar de fabricar outros comunicadores- reestruturou toda a grade de programação e equipamentos, adquiriu novo transmissor, aumentou a potência da emissora de 1 mil para 5 mil watts, deu uma sede própria a emissora. A rádio que desde sua fundação funcionou em um prédio alugado na praça Castelo Branco 294, na conhecida rua dos Trailers, passou a funcionar na rua José de Anchieta 126, com avanços tecnológicos de primeiríssima geração.

Programação

A Rádio do Povo chega aos 29 anos com uma programação eclética, que atende a todos os gostos e explica a liderança em audiência que mantém há anos. Com jornalismo esportivo, político, social e policial, desenvolvido por uma equipe de 05 profissionais em radiojornalismo (Daniel Borges, Marcley Farias, Ornes José, e Valkires gomes), a emissora lidera audiência no horário nobre, das 7h às 8h e das 11h30 às 14h.

A programação musical, comandada pelos comunicadores Edson Ribeiro (Manhã Sertaneja), Jean Batatinha (Bom Dia Pra Vida), Valkires Gomes (Show da Tarde), Gérson Bronzeado (Club da Saudade) e Stuart Fayon (Sacode 830), mantém a emissora no topo da audiência na sede e no interior do município.

Participação do ouvinte

Com um canal de comunicação, via telefone, aberto com o ouvinte durante o dia inteiro, a emissora recebe centenas de ligações diárias, além de cartas dos fãs. Também há muita interação pelo WattsApp e Facebook. A emissora ainda transmite anualmente os jogos do Campeonato Intermunicipal, sessões da Câmara de Vereadores de Itamaraju e Missas das Igrejas Católicas.

Por | Ascom Rádio Extremo Sul AM

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ministro diz que sede do União Brasil no Pará foi alvo de ataque

Celso Sabino (Turismo) afirma que marcas de tiro foram encontradas no local; ele também...

“Peladão da madrugada” é internado em hospital após surto, diz irmão

O susto com o “Peladão da madrugada” não foi apenas das pessoas que passavam...

Barroso diz que legalização de drogas leves é tendência mundial

Segundo o presidente do STF, há duas possibilidades no mundo democrático: legalizar drogas leves,...

Mais para você