InícioTwitter 'desliga' site que exibia tuítes deletados por políticos

Twitter ‘desliga’ site que exibia tuítes deletados por políticos

O Twitter tirou do ar um serviço que exibi os tuítes publicados por políticos e depois apagados. O Politwoops era mantido desde 2012 pela Sunlight Foundation, uma ONG sem vínculos com nenhum partido e focada em criar ferramentas de análise de dados. O site foi desligado nesta quarta-feira (3).

twitter-politwoops-g1
“É profundamente desapontador ver o Twitter matar um projeto que haviam apoiado desde 2012”, afirmou Christopher Gates, presidente da Sunlight Foundation, em comunicado. O site listava automaticamente as mensagens deletadas por homens públicos.
Isso só era possível porque o serviço rodava sobre uma interface de programação liberada pela próprio Twitter. Chamadas de APIs, essas ferramentas são desenvolvidas por empresas de tecnologia para permitir que desenvolvedores construam outras ferramentas a partir da base de dados.
Segundo Gates, essa conexão entre do Politwoops com o Twitter foi encerrada há três semanas, mas o microblog informou o motivo da interrupção apenas na quarta. Em resposta, o Twitter informou ao site “Gawker” que a decisão foi tomada para satisfazer as pessoas que usam a rede social. “Honrar a expectativa de privacidade para todas as contas é uma prioridade para nós, seja o usuário um anônimo ou um membro do Congresso”, informou a rede social.

“Quando lançamos o Politwoops três anos atrás, nosso objetivo era criar responsabilidade e um registro público de mensagens de oficiais eleitos e candidatos a presidente, vice-presidente, membros do congresso e a governador publicadas na rede social, particularmente os posicionamentos que eles deletavam”, afirmou Gates. Para ele, o que essas pessoas dizem é matéria de “registro público” e “o Twitter é uma crescente parte de como nossos oficiais eleitos se comunicam com o público”
Gates afirma que, 2012, poucos dias após lançar o Politwoops, a Sunlight foi procurada pelo Twitter. Para a rede social, o serviço violava seus termos de serviço para aplicações criadas a partir de seus dados. A solução foi criar uma curadoria, uma “camada de julgamento jornalístico com a benção do Twitter”, para o site continuar no ar.
“Infelizmente, a decisão do Twitter de desplugar o Politwoops é um lembrete de como a internet não é verdadeiramente uma praça pública”, lamenta.

Por | G1

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo pressiona para adiar sessão do Congresso que analisa vetos

Objetivo é ganhar tempo para negociar um acordo e não sair derrotado; governistas não...

Bolsonaristas e lulistas empatam no apoio à crença de Terra plana, segundo Datafolha

Foto: Divulgação/Nasa Imagem da Terra feita na missão Apollo 17, da Nasa, em...

Lipedema: saiba opções de tratamento da condição de Yasmin Brunet

A modelo e empresária Yasmin Brunet falou sobre lipedema e compulsão alimentar, nesta quarta-feira...

Governador é criticado por defender Amazônia e exploração de potássio

Enquanto o governador do Amazonas, Wilson Lima, mantém metas ambiciosas para a redução de...

Mais para você