InícioVeracel Celulose está entre as Melhores Empresas para Trabalhar na Bahia

Veracel Celulose está entre as Melhores Empresas para Trabalhar na Bahia

A Veracel Celulose, indústria que atua na região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, é uma das Melhores Empresas para Trabalhar do estado da Bahia. O ranking, elaborado pela Great Place To Work (GPTW), consultoria global que avalia e certifica ambientes de trabalho em mais de 60 países, foi divulgado hoje. A Veracel figura na 9ª
posição.

Pelo sétimo ano, o ranking estadual do GPTW identificou 10 organizações que trabalham para desenvolver excelentes locais de trabalho. Ao todo, 45 inscritas concorreram à premiação. A metodologia de análise inclui uma fase quantitativa, em que os colaboradores respondem a um questionário, e uma avaliação de práticas adotadas pelas empresas.

De acordo com Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Veracel Celulose, a pesquisa demonstra o resultado de práticas que a GPTW chama de culturais e que embasam o cuidado da Veracel com seus colaboradores, como diálogo aberto, foco no desenvolvimento constante dos colaboradores e, principalmente, respeito.

“Muitas das ações que realizamos na Veracel fortalecem essas práticas, como o nosso canal de atendimento emocional, chamado Conte Comigo; a adoção do home office para os colaboradores do administrativo, que já havia começado antes da pandemia e, desde março, está sendo adotado por 100% do pessoal desse setor; a implementação de um processo de desenvolvimento que chamamos de Ciclo de Gente; e a realização de muitos eventos a distância que estimulamos nesse período de isolamento social para manter vivo o diálogo interno, incluindo lives semanais do CEO para toda a empresa, encontro de executivos e happy hours online”, afirma
a gerente.

A empresa tem priorizado o diálogo, a transparência e a postura de estar abertos ao novo. “Quando as pessoas entendem o motivo de algo ser feito e o porquê de uma certa decisão, recebem esse fato de maneira muito mais positiva. Precisamos, cada vez mais, dar espaço para ouvir as pessoas, independentemente de cargo e função”, afirma Andreas Birmoser, diretor-presidente da Veracel Celulose.

O executivo ressalta que essa postura também cria vínculos de confiança. “Como líderes, precisamos entender que o mais importante é como manter esses laços e o bom relacionamento no longo prazo. Delegar e empoderar é mais importante do que nunca. Por isso, entendo que o papel do líder é retirar os obstáculos para que a equipe brilhe”, avalia Birmoser.

A nona posição neste ranking confirma que a empresa está seguindo no caminho certo. “Primeiramente, definimos o nosso propósito e a nossa ambição, frutos de um planejamento estratégico iniciado em 2018. Com isso definido, conseguimos enxergar o nosso jeito de ser, focando em comportamentos que gostaríamos de fomentar dentro da empresa. E também definimos os nossos grandes objetivos, que internamente chamamos de jornadas”, conta Dienane.

Entre as ações que se destacam dentro da companhia está o Ciclo de Gente, um processo um robusto de gestão e liderança, que visa a fomentar a cultura de dar e receber feedback em todos os níveis. “Para fazer isso de uma maneira estruturada, iniciamos treinando as pessoas.

Rodovia BA 27205, km24 Fazenda Brasilândia – Eunápolis – Bahia – CEP 45820-970 – Tel.: (73) 3166-8000 – www.veracel.com.br pesquisa do GPTW foi mais uma maneira de obtermos um feedback amplo e transparente, que
engajou as equipes e acelerou a nossa transformação”, comenta a gerente de DHO.

Desde o início do ano, a Veracel consolidou antigos programas e criou novos, como o primeiro Encontro Virtual com os Executivos. O evento contou com 80 pessoas e teve por objetivo compartilhar conhecimentos e experiências, além de aproximar as pessoas, ainda mais, durante a quarentena.

Esse encontro, de acordo com a especialista do DHO, sempre ocorreu de forma presencial, com duração de oito horas. Agora, por conta da Covid-19, passou a ser online e foi divivido em vários encontros.

“Tudo foi pensado para garantir interação para 100% do time, que estava distribuído em várias cidades da região e em outros estados. Para engajá-los ainda mais, enviamos um kit para cada participante do evento, com itens para o coffee break e para as atividades que ocorreriam durante o encontro”, conta Dienane.

Para o diretor-presidente, essa e muitas outras ações que são realizadas na Veracel, voltadas para os colaboradores, estão conectadas com o planejamento estratégico e com o propósito da empresa de ser responsável, inspirar as pessoas e valorizar a vida. 

“A união, a transparência e o compromisso com as pessoas é essencial, sempre. Mais do que nunca, as organizações precisam realmente colocar as pessoas no centro, como o ativo mais importante que têm. Isso precisa sair do discurso e ser percebido por todos na prática, a partir da alta liderança, por meio de ações e comportamentos novos. Várias iniciativas, além dessa, precisam ocorrer em sincronia para que se possa mudar uma cultura, somando a comunicação mais intensa, aberta e transparente”, finaliza Birmoser.

Resultados da pesquisa GPTW

Ao todo, o levantamento avaliou 45 empresas. Nos dois últimos anos, a companhia já havia conquistado a certificação GPTW, um selo de qualidade com uma análise apurada sobre o nível de satisfação dos funcionários. Neste ano, o ranking foi divulgado com exclusividade pelo jornal CORREIO em toda a Bahia.

De acordo com o diagnóstico do clima organizacional da GPTW, o índice de satisfação dos colaboradores da Veracel evoluiu de 83% em 2018 para 89% em 2019. O acompanhamento dos resultados é feito de perto pela equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) e também por toda liderança da companhia. A Veracel conta com mais de 3 mil colaboradores, sendo 732 próprios e 2.459 tercerizados.

Atuação durante a pandemia Covid-19

Desde o início da pandemia, a atuação da Veracel também se destaca pela agilidade e pela eficiência em orientar e proteger os colaboradores. A companhia foi uma das pioneiras do setor a alterar as rotinas de trabalho, contemplando todas as áreas da empresa. Vale destacar que o setor de celulose, por seu papel fundamental no combate aos efeitos da disseminação da Covid-19, segue operando durante a quarentena.

As iniciativas implementadas têm por objetivo apoiar, orientar e engajar os colaboradores nesse período e estão inseridas dentro de um conjunto integrado de ações da Veracel. A companhia engajou ainda um grupo de parceiros que inclui outras empresas, autoridades, universidades e organizações sociais e estabeleceu um conjunto de medidas para apoiar a Rodovia BA 27205, km24 Fazenda Brasilândia – Eunápolis – Bahia – CEP 45820-970 – Tel.: (73) 3166-8000 – www.veracel.com.br sociedade no combate à pandemia. Essas ações externas estão voltadas para as comunidades, especialmente as mais vulneráveis, da área de atuação da empresa e fazem parte do cuidado da Veracel com a região onde atua, a Costa do Descobrimento, na Bahia, além de abranger também
outras regiões do estado.

A Veracel está promovendo ainda uma maior conscientização sobre a prevenção contra o coronavírus. Para isso, reforçou a comunicação com seus colaboradores, parceiros e comunidade para orientar sobre os cuidados necessários. Além de focar nas informações sobre medidas preventivas e de apoio para o público interno, a companhia tem utilizado anúncios nas rádios e jornais locais e também seus espaços nas redes sociais, entre outros meios, para orientar a comunidade sobre como se proteger.

Outras iniciativas de apoio estão em desenvolvimento pela empresa, que seguirá contribuindo com a comunidade no combate aos impactos trazidos pelo novo coronavírus.

Sobre a Veracel Celulose

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Pedagoga mineira Vanessa Lozito supera desafios de saúde e inspira outros a encontrarem o caminho para o bem-estar

Vanessa Lozito, pedagoga de coração e mineira de origem, tem sua vida marcada por...

Qual a diferença de desempenho entre um computador i5 e outros processadores?

Você está pensando em comprar um computador novo e se deparou com a opção...

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse...

Qual distribuidor de móveis para escritório oferece os melhores produtos?

Você está em busca do melhor distribuidor de móveis para escritório? Neste artigo, vamos...

Mais para você