InícioVeracel Celulose faz sua melhor Parada Geral

Veracel Celulose faz sua melhor Parada Geral

A Parada Geral (PG) da Veracel, indústria que atua na região da Costa do Descobrimento (BA), realizada de 19 a 29 de agosto, apresentou resultados superiores em relação às edições anteriores sob diferentes aspectos, caracterizando-se como uma das melhores PG já realizadas pela empresa.

A Parada é uma ação de manutenção preventiva periódica e obrigatória para as indústrias e tem como foco a segurança dos processos produtivos e, principalmente, das pessoas.

Na edição desse ano, realizada em meio à pandemia do novo coronavírus, foram adotados novos procedimentos no planejamento, para mitigação de riscos – em especial em relação aos protocolos de prevenção contra a Covid-19 – e de informação e orientação para todas as pessoas envolvidas, tanto os colaboradores próprios e terceiros envolvidos, quanto os parceiros externos e a comunidade local.

“Implementamos diversas medidas novas para que tudo pudesse ser realizado de maneira altamente segura em todos os sentidos, começando com o cuidado com a saúde dos nossos trabalhadores”, afirma Ari Medeiros, diretor industrial da Veracel.

Inicialmente, a PG estava programada para maio, mas foi adiada para agosto, diante dos níveis de contaminação pela Covid-19 e da necessidade do isolamento social. Foi formado um comitê multidisciplinar para replanejar a ação, que começou a atuar três meses antes da Parada.

Uma das novidades implementadas foi que, pela primeira vez, a PG da Veracel contou com 100% de profissionais brasileiros atuando em diversas funções. O objetivo inicial foi evitar a circulação de pessoas de outros países, como precaução contra a disseminação da Covid-19, e o resultado foi positivo.

Foi definida também a redução do pessoal envolvido. Inicialmente, estava prevista a participação 2.400 pessoas, mas o número final caiu para pouco mais de mil e quatrocentos trabalhadores temporários. Desses 30%, eram de regiões próximas à Veracel, cooperando com a movimentação da economia local. “Esse é um fato que é ainda mais importante no atual período, com o desemprego em alta”, comenta o diretor industrial.

Todos os profissionais temporários foram recebidos com medidas de segurança e de saúde, com protocolos para prevenção específico para Covid-19 estabelecidos com ações para avaliação médica (testes e anamnese), medidas sanitárias para transporte, hospedagem, higienização, cumprimento do distanciamento social e uso de

Equipamentos de Proteção Individual. Além disso, os trabalhadores também participaram das campanhas de conscientização das melhores práticas de segurança e entendimento do protocolo de prevenção. Esses fatores possibilitaram que os dez dias da efetivação da parada fossem um exemplo positivo de gestão operacional e de pessoas em um dos momentos mais desafiadores da história do país (e do mundo).

Rodovia BA 27205, km24 Fazenda Brasilândia – Eunápolis – Bahia – CEP 45820-970 – Tel.: (73) 3166-8000 – www.veracel.com.br

“A organização e o planejamento foram essenciais para o sucesso da execução de toda a nossa PG. A execução por todas as áreas (Equipes Veracel e de empresas parceiras, em especial, a ANDRITZ) e comunicação antecipada e de esclarecimento junto aos diferentes públicos foram os pontos fortes do processo”, destaca Medeiros. O que era um desafio gerou oportunidades e uma nova maneira de trabalho para a empresa.

Entre outras ações realizadas, a PG 2020 contou com: locais de descanso cobertos, com normas e recursos de distanciamento social; distribuição de marmitas individuais para os trabalhadores evitarem aglomerações nos refeitórios; criação de mais dois pontos para a alimentação; e distribuição dos trabalhadores hospedados, em quartos individuais em pousadas e hotéis nas cidades de Eunápolis, Belmonte, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itagimirim e Itapebi. Todos estabelecimentos adotaram protocolos de segurança e de saúde.

Um ótimo resultado dessa PG é o zero acidente de trabalho com afastamento. “Para nós, segurança no trabalho é um valor e o fato de não ter ocorrido acidente com afastamento em 10 dias de manutenção deve ser valorizado”, comenta.

A Parada Geral 2020 é um exemplo de inovação e superação no jeito de execução dos processos da empresa, mantendo seu compromisso essencial com as pessoas e o cumprimento do seu propósito.

Sobre a Veracel Celulose

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas grandes organizações do setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da empresa, detendo, cada uma, 50% das ações.

Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

A Veracel Celulose tem como valor o compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações socioeconômicas e culturais que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia. Para saber mais sobre a Veracel acesse www.veracel.com.br.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Beneficiários do INSS receber o 13º a partir desta 4ª feira

O dinheiro será depositado com o benefício referente ao mês de abril, pago desta...

“Fiz o que pude”, diz passageiro que confrontou importunador em ônibus

Passageiros que estavam no ônibus onde um homem de 40 anos foi flagrado importunando...

Polícia Militar errou no procedimento no caso Porsche, diz Secretaria de Segurança Pública

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, nesta terça-feira (23), a investigação...

Mais para você