InícioVeracel completa três anos transportando celulose só por via marítima

Veracel completa três anos transportando celulose só por via marítima

A Veracel Celulose completou três anos utilizando, exclusivamente, o sistema de cabotagem para transportar a celulose do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), no Sul da Bahia, para o Portocel, porto especializado no embarque de celulose localizado no Espirito Santo. Desde então, o transporte por via marítima só tem apresentado resultados positivos para a empresa, para o meio ambiente e para as comunidades da região.

A Veracel produz em média 3.130t de celulose por dia, que são transportadas diariamente da fábrica ao terminal de Belmonte. Cada barcaça, quando totalmente carregada, é capaz de transportar 7.242t de celulose, ou seja, o equivalente aproximadamente a dois dias e meio de produção da fábrica. “Em 2015, o terminal se tornou apto a operar em sua plena capacidade e, com isso, eliminamos o transporte do produto por rodovias”, explica Erico Campinhos, coordenador de Logística da Veracel.

De acordo com Campinhos, o transporte da celulose por meio de barcaça elimina 380 viagens de carreta pela BR-101. Além disto, este modal reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2); evita a sobrecarga das rodovias, oferece mais qualidade no transporte da carga, minimiza riscos de acidentes e possibilita um melhor planejamento das operações logísticas da empresa.

O Terminal Marítimo de Belmonte opera 24 horas por dia e conta com 240 colaboradores habilitados para as atividades. Para isso, a Veracel tem parceria com a Companhia de Navegações Norsul, que faz a cabotagem; e com a empresa Julio Simões Logística (JSL), que leva a celulose da fábrica em Eunápolis até Belmonte. Ambas são responsáveis por treinamentos de funcionários, além do manuseio e carregamento da carga. No período de um mês, são realizadas 13 viagens do TMB ao Portocel, onde é feito o desembarque de um total de 94.146t de celulose.

Os esforços da empresa vão além dos cuidados com a produção e o transporte da celulose. A segurança no trabalho é uma das prioridades da Veracel. Este ano, o TMB completou também cinco anos sem acidentes com afastamento. O resultado é fruto de uma gestão de segurança integrada que valoriza o trabalho em equipe e a segurança de seus colaboradores.

Sobre a Veracel

Instalada em Eunápolis, desde 1991, a Veracel é um empreendimento agroindustrial que integra operações florestais, industriais e de logística. A capacidade de produção da empresa é da ordem de 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto por ano. A atual configuração da base florestal da Veracel mantém um hectare protegido ambientalmente para cada hectare de plantio de eucalipto.

Fonte | AscomVeracel

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Quais são os benefícios da argamassa baritada para a segurança em ambientes com radiação?

A argamassa baritada é um material especialmente desenvolvido para a proteção contra radiação em...

Homem é preso no Rio suspeito de estuprar e manter em cárcere privado turista paulista

Um homem de 35 anos foi preso pela Polícia Civil na última quinta-feira (18),...

39ª edição da Feira Ópera terá desfile de lançamento com tendências Primavera-Verão 24/25

Evento para lojistas acontece nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo O...

Mais para você