InícioVocê sabe o que é Doula? Quer descobrir? Ou se sabe, tem...

Você sabe o que é Doula? Quer descobrir? Ou se sabe, tem interesse de ser uma?

Você sabe o que é Doula? Quer descobrir? Ou se sabe, tem interesse de ser uma?

Em 2016 a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um alerta sobre o excesso de cesarianas desnecessárias em países como o Brasil, o líder disparado nesse tipo de parto. De acordo com o ranking da OMS, era o único em todo o globo a ter mais da metade de todos os nascimentos feitos por essa cirurgia: 53,7%. Apenas o Chipre chegou próximo a essa colocação em 2007, quando apresentava 50,9% de crianças nascidas por cesariana.

O procedimento cirúrgico, registrado em 1500. Posteriormente adotado como método que tornou os nascimentos mais seguros e menos sofridos em certo número de casos em que há risco para mães e bebês.

No Brasil, contudo, a cesariana é uma regra. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 84% dos brasileiros que vêm ao mundo na rede particular nascem dessa forma. Na rede pública, são 40%. Segundo a OMS, a porcentagem adequada gira em torno dos 15%. Na Finlândia e na Holanda é de 17%, na França, de 21%

Tendo como iniciativa diminuir essa diferença um grupo conhecido como “Doulando o Parto”. Também formado na região por Maria Célia, responsável pelo curso, com o objetivo de formar novas doulas (acompanhantes de parto para a mulher nas diversas fases da gestação, parto e puerpério). “O trabalho da doula está voltado para o desenvolvimento do conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, proporcionando às mulheres uma experiência positiva no parto”, explica.

O curso é teórico e prático, desenvolvido em 40 horas, com ênfase nas práticas alternativas de alívio da dor e conforto, como, por exemplo, massagens, manobras de rebozo, aromaterapia, banhos de imersão, cromoterapia, dentre outras técnicas.Para essa formação foi montada toda uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, dentre eles, doulas, enfermeira obstétrica, sexóloga, enfermeira psiquiátrica, aromaterapeuta, advogado, acupunturista e fotógrafo.

Conforme o Ministério do Trabalho, para ser doula, a mulher deve ser maior de 18 anos, ter completado o ensino médio e fazer curso de formação.

Acontecerá em Itamaraju, o Curso de Formação de Doulas, nos dias 08,09 e 10 de Junho, organizado pelo grupo “Doulando o Parto”. Saiba mais e inscreva-se pelo nosso site:

https://doulandooparto.wixsite.com/cursodedoulas

Acontecerá em Itamaraju, o Curso de Formação de Doulas, nos dias 08,09 e 10 de Junho, organizado pelo grupo “Doulando o Parto”. Saiba mais e inscreva-se pelo nosso site:

https://doulandooparto.wixsite.com/cursodedoulas

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Empresas têm até 31 de março para enviar Defis

A entrega do documento é anual e obrigatória para companhias optantes do Simples Nacional ...

Delatores que implicaram Lula dizem que Lava Jato fez mal a empresas e democracia

Foto: Beto Barata/Arquivo/Agência Senado O ex-senador Delcídio do Amaral 28 de março de 2024...

Carlos Bolsonaro já “aconselhou” Lula a pedir asilo para evitar prisão

O vereador Carlos Bolsonaro já “aconselhou” um ex-presidente da República a pedir asilo para...

Mais para você