Todos os dias quando você se levantar se pergunte: porque escolhi esta profissão?
Todos os dias o cotidiano ira lhe responder o porque de ser Assistente Social. Porque, na sua semana, durante o caminho que você percorre na sua rotina, você será capaz de observar o mundo invisível que ninguém vê.
Por que ser Assistente Social?
Pois assim, você estará sempre atenta a este mundo que passa desapercebido pela maioria das pessoas.
Porque você olha o mundo invisível dos sem direitos. Dos famintos, dos doentes, dos sem educação, dos desesperançados, dos espoliados, dos excluídos…
Por que ser Assistente Social?
Porque você se indigna com a injustiça, porque direitos, só têm significado com garantia. Porque esta escolha profissional te possibilita, ao longo de sua vida, estar na luta permanente, na defesa intransigente dos direitos humanos e na busca de uma sociedade mais justa.
Ser Assistente Social não é para quem quer, é para quem pode, quem sabe.
Ser Assistente Social vai além de garantir direitos é ser garantidor dos direitos;
Ser Assistente Social vai além de ser contra a exclusão social é promover e garantir a inclusão social;
Ser Assistente Social vai além de defender as diferenças é mostrar que ser diferente é normal;
Ser Assistente Social não é ajudar é garantir, não é defender é promover, não é ser bonzinho é ser profissional;
Ser Assistente Social vai além de romper com uma visão endógena conservadora, é enfrentar e mudar a realidade contemporânea;
Ser Assistente Social não é defender os seus direitos é garantir
os nossos;
Ser Assistente Social vai além de encarar a realidade, ser Assistente Social é conhecer o ontem, relacionar com o hoje pensando no amanha.
Ou seja ser Assistente Social não é fácil…
Feliz dia dos Assistentes Sociais, este que sempre será todos os dias em que se levanta a voz na defesa daqueles que têm os seus direitos cotidianamente negados.
Quero Parabenizar aos Assistentes Sociais de Itamaraju que a cada dia estão em busca de uma realidade diferenciada e mais igualitária para todos, hoje em especial quero parabenizar as Assistentes Sociais:
Bárbara Fagundes (Professora da Facisa), Jaqueline Pagotto (Professora da Facisa), Ana Cláudia Pagotto (Professora da Facisa), Renata Michelly (Professora da Facisa), Cliciane Assis (NASF), Joely Guimaraes (NASF), Lucimaria Marinho (NASF).
É a todos os acadêmicos de Serviço Social da Facisa. Em especial aos alunos do 6º Semestre.
Por | Carine Santos – 6º Semestre de Serviço Social – Facisa.