InícioSul da Bahia registra aumento no número de nascimento de tartarugas marinhas

Sul da Bahia registra aumento no número de nascimento de tartarugas marinhas

 

Monitoramento já registrou mais de 200 mil nascimentos nos últimos treze anos

O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas realizado pela Veracel, em parceria com o CTA – Serviços em Meio Ambiente, nas imediações do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), litoral Sul da Bahia, revela que diversos avanços foram registrados nos últimos anos no que diz respeito à conservação dos quelônios marinhos (tartarugas marinhas). 

Os resultados históricos surpreendem ao mostrar que o  número de registros da presença das fêmeas na praia no entorno do TMB vêm aumentando ano a ano. Entre 2017 e 2018 foram registradas 369 evidências reprodutivas e, nos últimos treze anos, cerca de 200 mil filhotes foram protegidos e retornaram para o mar.

O relatório também apontou que cinco espécies de tartarugas existentes no Brasil escolhem esta região para a reprodução, são elas: Tartaruga-cabeçuda, Tartaruga-oliva, Tartaruga-de-pente, Tartaruga-verde e Tartaruga-gigante. Para o coordenador de projetos do CTA, Wilson Meirelles, “eventos reprodutivos relacionados às três últimas espécies mencionadas são pouco comuns no Sul da Bahia.

O fato é ainda mais notável no caso da Tartaruga-gigante, que além de ter desova regular no litoral norte do Espírito Santo, é também considerada criticamente ameaçada de extinção no Brasil”.

O projeto também conta com uma frente educacional que apresentou avanços importantes no processo de disseminação da educação ambiental. As reuniões que eram realizadas pontualmente e focadas na conservação das tartarugas passaram a fazer parte da rotina semanal dos trabalhadores do TMB, por meio do Diálogo Semanal de Meio Ambiente (DSMA), com abordagem de temas mais abrangentes. Já foram realizados mais de 500 diálogos envolvendo os colaboradores da Veracel e os parceiros que trabalham no TMB.

  

Desde o início do projeto, em 2005, foram realizados mais de 4 mil dias de monitoramento de praias para registro de tartarugas em processo de desova e de animais encalhados. O programa se estende ao longo de 35 quilômetros de praias localizadas entre a foz do rio Jequitinhonha e Guaiú. Este monitoramento tornou possível a adaptação dos processos da empresa para que a operação do TMB não interfira na manutenção do ecossistema local.

Sobre a Veracel

Instalada em Eunápolis, desde 1991, a Veracel é um empreendimento agroindustrial que integra operações florestais, industriais e de logística. A capacidade de produção da empresa é da ordem de 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto por ano.

A atual configuração da base florestal da Veracel mantém um hectare protegido ambientalmente para cada hectare de plantio de eucalipto.

 

Por | Agência Vilaça

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Força Total reforça policiamento em todo o estado

Equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo desde...

Sede do PSB em SP é invadida e furtada, diz Márcio França

Ministro do Empreendedorismo compartilha imagens do local nas redes sociais; é possível ver armários...

TSE suspende julgamento contra bolsonarista Jorge Seif e determina buscas por mais provas

Foto: Alberto Ruy/TSE Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 30 de abril de 2024...

Justiça valida prisão de PMs acusados de torturar soldado no DF

A Justiça do Distrito Federal validou, nesta terça-feira (30/4), a prisão dos 14 policiais...

Mais para você