InícioEditorialITABELA | PRF participa de ações durante a Semana Municipal de Não-Violência...

ITABELA | PRF participa de ações durante a Semana Municipal de Não-Violência Contra a Mulher

 

A ação teve por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade em prol da causa para que as mulheres sejam protegidas de qualquer tipo de violência seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

Policiais rodoviárias federais participaram nesta quinta-feira (21), de atividades de conscientização sobre o combate à Violência Contra a Mulher. As ações ocorreram em conjunto com a Secretaria de Ação Social e Secretaria da Saúde, do município de Itabela, localizada no Extremo Sul da Bahia.

A violência Contra a Mulher ainda é uma realidade persistente e muitas das vezes sofrem algum tipo de agressão e nem mesmo se dão conta tais como a violência psicológica, praticada através de atitudes como ameaça, perseguição, constrangimento, humilhação, manipulação entre outras que ferem diretamente a dignidade e a moral na vida de milhares de mulheres.

A dinâmica dos trabalhos consistiu em reforçar o trabalho de conscientização, através de uma blitz educativa realizada no Km 746 da BR 101, trecho do município de Itabela.

Durante as atividades foram ressaltados os direitos das mulheres e explicitados os tipos de violência que podem ocorrer com elas. A ação teve como objetivo orientar e conscientizar motoristas, passageiros e demais usuários sobre a importância de se combater a violência contra a mulher e de como denunciar essas ocorrências.

Foram distribuídos panfletos sobre a temática, além da fixação de adesivos autocolantes nos veículos abordados. Foi montado um stand com a realização de serviços de saúde, teste de HIV, sífilis, glicemia entre outros exames.

Além da Chefe da Delegacia, Neila Cardoso, compareceram ao evento a PRF Maria Neta; o prefeito municipal de Itabela, Luciano Francisqueto; a secretária municipal de Ação Social, Kamilly Vieira Oliveira e demais colaboradores.

É um esforço contínuo, que representa a atenção da instituição para com o tema e enfatiza o compromisso social da PRF: garantir segurança com cidadania.

Segundo o Ministério de Saúde, no Brasil, a cada 4 minutos uma mulher é agredida – pelo menos – por um homem. A violência contra a mulher está presente dentro do lar, no local de trabalho, na escola e muitas das vezes as vítimas sofrem caladas às agressões. Daí a necessidade de se promover constantemente ações que visem reduzir esse quadro de violência e também conscientizar toda a sociedade em prol da causa, além de incentivar as mulheres a ter coragem em denunciar e exigir medidas protetivas contra seus agressores. PRF Neila Cardoso.

Como denunciar

Quando a mulher sofre algum tipo de violência pode ligar para a Central de Atendimento à Mulher (ligue 180), ou pelo aplicativo Clique 180. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Por meio do telefone, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuída para uma entidade local, como as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) ou Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), conforme o estado. Já nas rodovias federais as denúncias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil.

Por | PRF

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Mais para você