InícioITAMARAJU | Frei chama atenção e tenta combater intolerância religiosa

ITAMARAJU | Frei chama atenção e tenta combater intolerância religiosa

O frei Vandeí Sant’Anna, pároco recém empossado na paróquia São Cosme e São Damião na Cidade de Itamaraju, utilizou os meios de comunicação para tornar público uma situação de intolerância religiosa ou de desrespeito em relação a datas comemorativas religiosas, presentes no calendário nacional e municipal.

O frei se reuniu com membros da Igreja, em comunhão com o padre Ronaldo (da paróquia de Fátima) para criar uma Comissão de Combate à Intolerância Religiosa. Contudo, decidiram levar a situação ao conhecimento dos itamarajuenses, para combater uma prática adotada por alguns grupos de forma velada e que inibem e impedem os fiéis de professarem sua fé, utilizando, inclusive, de medidas inconstitucionais.

O frei Vandeí Sant’Anna, afirma que irá lutar com todas as forças para que as tradições religiosas e culturais, sobretudo no que diz respeito ao dia 26 de Setembro (São Cosme e São Damião) feriado dos padroeiros da cidade, mas também em relação ao feriado de Corpus Christi, para que sejam respeitados com base no artigo 5º da Constituição Federal, que afirma e defende o direito inviolável a liberdade de consciência e crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Por sua vez, a gestão municipal deu a conhecer sua posição mediante publicação no Diário Oficial, sobre as datas e feriados municipais do exercício 2020.

Nas redes sociais o pároco frei Vandeí, que também é psicanalista e hipnoterapeuta, iniciou uma campanha convocando os fiéis a repudiar a atitude de alguns comerciantes, que impedem seus funcionários de praticarem e exercerem sua fé, nos feriados religiosos, comemorados pela Igreja Católica.

O fato é que nos últimos anos, casos de intolerância religiosa têm surgido, e pessoas têm sofrido por se manterem firmes em sua fé. No município o assunto deverá colocar comerciantes, fiéis e membros da Igreja no centro da polêmica.

“Os festejos dos padroeiros da cidade e município de Itamaraju é anualmente aguardado pela comunidade católica, que, inclusive, persiste por mais de cinco décadas (53 anos). Todavia, todos os fundos financeiros conquistados por ocasião do novenário são aplicados na paróquia e suas comunidades, a exemplo da construção de uma igrejinha no bairro São Bernardo e inaugurada em 2019. E para este ano, a comissão planeja investir os recursos na própria Igreja Matriz com o intuito de climatiza-la, destacou o frei Vandeí.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tabela do Imposto de Renda 2025: faixa de isenção deve ser ampliada; entenda

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser...

Operação Overclean aponta para integrantes da cúpula do União Brasil

As informações coletadas pela Polícia Federal nas duas fases deflagradas da operação Overclean apontam...

Meu paraíso tem nome, dois nomes, Yasujiro Ozu e Lucio Costa

Dois homens do século 20, um japonês e um brasileiro, nascidos com um ano...

Campeão da Libertadores, Eduardo reforça Cruzeiro antes de jogão no DF

Após fazer parte do elenco campeão do Brasileirão pelo Botafogo, o meia Eduardo assinou...

Mais para você