InícioComo as secretarias de Educação podem adotar a aprendizagem remota

Como as secretarias de Educação podem adotar a aprendizagem remota

Guia orienta a implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota

Conteúdo desenvolvido pelo CIEB é voltado para gestores públicos e traz um passo a passo sobre como incorporar novas estratégias de ensino e aprendizagem durante e após a pandemia

A pesquisa TIC Educação 2019 aponta que 39% dos alunos de escolas públicas não têm acesso a computadores ou tablets em casa. Os dados são do  CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e explicam os desafios enfrentados pelas secretarias de Educação para dar continuidade às aulas neste período de suspensão de aulas presenciais – desafios que serão mantidos após a pandemia. 

O CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), que apoia gestores públicos das mais diferentes formas, coloca à disposição o Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota. Trata-se de um passo a passo detalhado sobre como colocar em prática sete possibilidades de ensino e a aprendizagem remotos.  

“São estratégias de aprendizagem fundamentais tanto para esse período de isolamento social como para a fase pós-pandemia. Quando as escolas reabrirem, será preciso fazer uma recuperação dos conteúdos e das competências que não puderam ser trabalhados, e a adoção do ensino híbrido será uma das formas de alcançar esse objetivo”, diz Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB. 

No material disponibilizado gratuitamente pela internet, as Estratégias de Aprendizagem Remota foram agrupadas em quatro grandes grupos para facilitar a compreensão:

  1. Rádio e TV:

Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via televisão

Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via rádio

  1. Materiais impressos:

Envio de material impresso com conteúdos educacionais

  1. Videoaulas pelas redes sociais:

Aulas ao vivo e on-line transmitidas por redes sociais

Videoaulas gravadas e disponibilizadas em redes sociais

  1. Conteúdos em plataformas digitais:

Disponibilização de plataformas de ensino on-line

Envio de conteúdos digitais em ferramentas on-line

Para cada categoria, o guia traz orientações minuciosas sobre todas as etapas de implantação, começando pelos aspectos práticos de checagem da infraestrutura e de organização de equipes, até chegar aos pontos mais críticos, como o desafio de formar professores, acompanhar a aprendizagem dos alunos e testar a eficácia do plano em si.

 

Como selecionar

O Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR) integra uma série de conteúdos especiais produzidos pelo CIEB para os desafios gerados pela pandemia. Os materiais e as ferramentas buscam atender às necessidades identificadas em uma ampla pesquisa realizada em mais de 3 mil secretarias de Educação do Brasil durante o mês de março. O levantamento foi liderado pelo CIEB e contou com a parceria do Consed, Undime e Fundação Lemann.

Entre outros resultados, os dados revelaram que 63% das secretarias municipais não haviam definido qual estratégia de ensino remoto seria colocado em prática. A maior parte delas, contudo, já havia determinando a suspensão das aulas presenciais ou o adiantamento de férias e recesso escolar. 

A partir dessa escuta, o CIEB sistematizou sete Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR) e desenvolveu a ferramenta Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota para ajudar os gestores a identificar rapidamente quais se adaptam à sua realidade. 

Por | CIEB

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Coleta de lixo é retomada em Feira após pendências de pagamento com terceirizada

Após uma reunião neste domingo (22) entre a prefeitura de Feira de Santana e...

Alckmin assumirá agendas com primeiro-ministro da Eslováquia, após cirurgia de Lula

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, irá assumir as agendas com o primeiro-ministro da...

João Fonseca vira em decisão do Next Gen ATP Finals e iguala marca de Sinner e Alcaraz

Com uma campanha invicta, o brasileiro João Fonseca (145º do ranking da ATP) voltou...

Autoridades alemãs foram alertadas em 2023 sobre suspeito de ataque em mercado de Natal

Autoridades da Alemanha receberam denúncias no ano passado sobre o homem suspeito de conduzir...

Mais para você