Neste sábado, 15 de setembro, o Projeto Baleia Jubarte em parceria com o Patrulha Ecológica – Escola da Vida e a Associação Ambientalista Jogue Limpo tem um compromisso marcado: a 16ª edição da Limpeza de Praias do Município de Caravelas, extremo sul da Bahia. A ação comemora o Dia Mundial de Limpeza de Praias e mobiliza comunidade, escolas, poder público sociedade civil. Serão 7,3 km percorridos a partir das 7h da manhã. Para Kid Aguiar, educador ambiental e geógrafo do Instituto Baleia Jubarte “o grande exemplo que se busca com a iniciativa não é apenas deixar a praia limpa e sensibilizar a população, e sim educar e despertar as gerações presentes para um futuro que vão herdar”.
Caravelas é o ponto do continente mais próximo ao Arquipélago de Abrolhos, situado na região de mesmo nome, que constitui um dos principais celeiros de biodiversidade do planeta e o principal berçário das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul. É também para chamar a atenção das comunidades próximas e da sociedade em geral para sua importância e riqueza natural que a Limpeza de Praias do Município de Caravelas é realizada, anualmente, diminuindo a quantidade de lixo que chega a região e informando e construindo junto à população uma mentalidade mais comprometida
com o meio ambiente.
Além de resíduos mais comuns, a cada edição são encontrados objetos inusitados descartados de forma inadequada pelo ser humano. Em 2011 foram encontrados, por exemplo, uma geladeira e um fogão. Não há uma previsão da quantidade de lixo a ser recolhida no mutirão de limpeza que se realizará no próximo sábado. Sabe-se, entretanto, que no ano passado foi coletada quase uma tonelada de resíduos, sendo que 61% deste total foram só de plástico. O restante se dividiu, principalmente, entre: vidro, borracha, metal, papel, tecido, isopor e mistura (spray, restos de lâmpadas, pedaços de sandálias, entre outros).
Nos dias após a Limpeza o resultado será divulgado pelo Projeto Baleia Jubarte, que é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Além do PBJ, coordenam e participam da ação: Patrulha Ecológica – Escola da Vida, a Organização Sócio-Ambiental Jogue Limpo, W 10, ZM Embalagens – Saco oxibiodegradável para lixo,Prefeitura Municipal de Caravelas, Cepene, Ecomar, RESEX de Cassurubá, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Supermercado Super Mais, Arekypa Beer, CI Brasil e Restaurante Tio Berlindo.
Por / Ascom – imagem Caravelas news