InícioEditorialITAMARAJU | Curso de Capacitação para Fiscais da Vigilância Sanitária na FACISA

ITAMARAJU | Curso de Capacitação para Fiscais da Vigilância Sanitária na FACISA

No último dia 01 de Outubro de 2020, no Auditório Da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, aconteceu o Primeiro Curso De Capacitação Em Sistema Nacional de Gerenciamento De Produtos Controlados (SNGPC) da cidade de Itamaraju-BA. SNGPC consiste num instrumento informatizado de monitoramento e movimentação de prescritores, dispensadores e transportadores de medicamentos de controle especial, tais como anorexígenos, antibióticos, antidepressivos, entorpecentes e psicotrópicos.

Foi diante da dificuldade de operar e fiscalizar este sistema dentro do nosso município e região circunvizinha que este projeto foi pensado. O curso teve a organização por conta dos alunos do quinto período de farmácia e a execução foi feita pela  parceria entre Facisa, vigilância sanitária da Bahia representada na pessoa da farmacêutica, Dra. Marilene Santos do Núcleo Regional de Saúde  do Extremo Sul (NRS Extremo Sul) e da Vigilância (VISA) Municipal de Itamaraju representada pelo coordenador atual, Sr. Thaillon Bastos.

O curso teve como meta buscar por estruturação e qualificação dos agentes fiscalizadores como também dos profissionais fiscalizados afim de que sejam atendidas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no que diz respeito a execução e movimentação através do programa SNGPC.

O Diretor Acadêmico Geral da FACISA Profº Dr. Jackson Cordeiro de Almeida esteve presente e forneceu toda a estrutura necessária para que o evento acontecesse de forma segura, respeitando as medidas de Biossegurança exigidas pelo Ministério da Saúde (MS).

O curso foi ministrado pelo farmacêutico, Dr. Reginaldo da Costa Santos, o qual atua a mais de doze anos na implantação de SNGPC em drogarias e Vigilâncias Sanitárias da Bahia e de Minas Gerais. Além disso, já atuou como inspetor da VISA do município de Teixeira de Freitas-BA, coordenador da Assistência Farmacêutica de Belmonte e, atualmente atua numa rede de Farmácia trabalhando de forma direta com o sistema SNGPC.

Os organizadores acreditam que, esta parceria entre Instituição de Ensino e Vigilância Sanitária será de grande valia tanto para os agentes fiscalizadores, uma vez que os conhecimentos adquiridos fortalecerá ainda mais o trabalho que os mesmos vêm executando dentro de sua respectiva área de abrangência, quanto a toda sociedade do Extremo Sul da Bahia, posto que, a prática de dispensação de medicamentos controlados sem regulamentação traz inúmeras consequências para a saúde pública em geral.

Por | AscomFACISA 

Imagens | Danuse Cunha – ItamarajuNotícias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PGR é contra soltura de Silvinei Vasques; delegado deixa caso

Segundo o MPF, o relatório da PF não foi incluído nos autos e, por...

Advogado diz que Mauro Cid admitiu que ‘pisou na bola’ ao criticar investigação da PF sobre golpe

Foto: Roque de Sá/Agência Senado Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...

Estácio se manifesta sobre ingresso de Davi no curso de medicina. Leia

Após Davi Brito contar que estava esperando um telefone da Estácio para iniciar a...

Moraes determina que Roberto Jefferson passe por exame médico

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (3/5),...

Mais para você