A Prefeitura Municipal do Prado entregou no último, sábado (15) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedita Lima Castro. A solenidade de inauguração contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, JORGE SOLLA, e do Superintendente Farmacêutico do Estado da Bahia, ALFREDO BOASORTE, além de secretários municipais.
Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento UPA
A UPA Benedita Lima de Castro foi erguida com investimento de quase 1 milhão e 500 mil reais. É um marco para a história do município, considerando o fato de que é o primeiro município com população inferior à 100 mil habitantes, a ter construída uma UPA. A construção é resultado de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal do Prado e o Ministério da Saúde.
Sorriso nos lábios das pessoas demonstra a satisfação com a nova unidade de saúde
Com capacidade para atender até 150 pessoas/dia, a unidade conta com 12 leitos para acomodar os pacientes que precisem de observação por até 2 dias. Tem um pronto-socorro, com instalações modernas e laboratório. Além disso, serão oferecidos serviços de pequenas cirurgias, clínica médica, exames diagnósticos, ginecológicos e obstetrícios, ultrassonografia, mamografia e outros, com atendimentos simples, urgência, emergência e partos, funcionando em conjunto com o Programa Saúde da Família (PSF) e com o Serviço Móvel de Urgência (Samu).
A meta é desafogar o sistema de saúde, oferecendo maior qualidade no serviço prestado à população
A idéia é desafogar o sistema baixa e média complexidade dos procedimentos de saúde do Hospital Jonival Lucas, em Prado e noutras unidades da região. O objetivo de reorganizar os atendimentos na rede pública, melhorando a assistência oferecida à população.
“A contemplação do município nos serviços de urgência (SAMU e UPA) consagra árduo trabalho para inclusão no Plano Estadual de Urgência e Emergências”, afirmou o consultor do Ministério da Saúde, Antônio Carlos, o popular ‘Carlão’.
Segundo o consultor o município estava fora do Plano Estadual de Urgência e Emergência, o que impedia a implantação do SAMU e da UPA, em Prado. Outro fator contrário era a classificação do município como saúde básica. “Conseguimos promover o município para saúde plena, além de buscarmos a contemplação do SAMU e da UPA que, diga-se de passagem, só era concedido à municípios com população superior à 100 mil habitantes, isto é a realização de um sonho”, contou.
Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, participou da inauguração da UPA do Prado
Para o Secretário Estadual de Saúde, JORGE SOLLA, a instalação da unidade é um plano arrojado de expansão. “Mais uma importante intervenção do Governo para mostrar que os investimentos estão acontecendo e serão cada vez mais ampliados. Esta UPA, que irá oferecer procedimentos modernos, atenderá uma demanda e será referência para este tipo de atendimento, dentro da localidade, sem a necessidade do deslocamento de pacientes para outros centros”, destacou.
Por / Mônica Dallapicola