InícioPrado: Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento UPA

Prado: Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento UPA

A Prefeitura Municipal do Prado entregou no último, sábado (15) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedita Lima Castro. A solenidade de inauguração contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, JORGE SOLLA, e do Superintendente Farmacêutico do Estado da Bahia, ALFREDO BOASORTE, além de secretários municipais.

Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento UPA

A UPA Benedita Lima de Castro foi erguida com investimento de quase 1 milhão e 500 mil reais. É um marco para a história do município, considerando o fato de que é o primeiro município com população inferior à 100 mil habitantes, a ter construída uma UPA. A construção é resultado de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal do Prado e o Ministério da Saúde.

Sorriso nos lábios das pessoas demonstra a satisfação com a nova unidade de saúde

Com capacidade para atender até 150 pessoas/dia, a unidade conta com 12 leitos para acomodar os pacientes que precisem de observação por até 2 dias. Tem um pronto-socorro, com instalações modernas e laboratório. Além disso, serão oferecidos serviços de pequenas cirurgias, clínica médica, exames diagnósticos, ginecológicos e obstetrícios, ultrassonografia, mamografia e outros, com atendimentos simples, urgência, emergência e partos, funcionando em conjunto com o Programa Saúde da Família (PSF) e com o Serviço Móvel de Urgência (Samu).

A meta é desafogar o sistema de saúde, oferecendo maior qualidade no serviço prestado à população

A idéia é desafogar o sistema baixa e média complexidade dos procedimentos de saúde do Hospital Jonival Lucas, em Prado e noutras unidades da região. O objetivo de reorganizar os atendimentos na rede pública, melhorando a assistência oferecida à população.

“A contemplação do município nos serviços de urgência (SAMU e UPA) consagra árduo trabalho para inclusão no Plano Estadual de Urgência e Emergências”, afirmou o consultor do Ministério da Saúde, Antônio Carlos, o popular ‘Carlão’.

Segundo o consultor o município estava fora do Plano Estadual de Urgência e Emergência, o que impedia a implantação do SAMU e da UPA, em Prado. Outro fator contrário era a classificação do município como saúde básica. “Conseguimos promover o município para saúde plena, além de buscarmos a contemplação do SAMU e da UPA que, diga-se de passagem, só era concedido à municípios com população superior à 100 mil habitantes, isto é a realização de um sonho”, contou.

Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, participou da inauguração da UPA do Prado

Para o Secretário Estadual de Saúde, JORGE SOLLA, a instalação da unidade é um plano arrojado de expansão. “Mais uma importante intervenção do Governo para mostrar que os investimentos estão acontecendo e serão cada vez mais ampliados. Esta UPA, que irá oferecer procedimentos modernos, atenderá uma demanda e será referência para este tipo de atendimento, dentro da localidade, sem a necessidade do deslocamento de pacientes para outros centros”, destacou.

Por / Mônica Dallapicola

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Paraná Pesquisas: 61% acham que podem ser punidos por falar e escrever

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (7/5) revela que 61% dos brasileiros consideram que podem ser...

Cascão, da ‘Turma da Mônica’, quebra tabu e entra na água para ajudar o RS; entenda

A Turma da Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, em 1970,  tem inúmeros...

Cármen Lucia diz que tem medo de ‘coronelismo’ nas redes sociais

Durante evento realizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a...

Mais para você