InícioVerstappen passa Hamilton no fim e vence o GP da França de...

Verstappen passa Hamilton no fim e vence o GP da França de F1

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da França de Fórmula 1, realizado neste domingo (20) no circuito de Paul Ricard. Foi a 13ª vitória de Verstappen na F1 e a terceira da temporada para o holandês. Verstappen se aproveitou de um undercut da Red Bull para, no fim, ultrapassar Lewis Hamilton e vencer na França.

Com a vitória (e a volta mais rápida da corrida), Verstappen lidera o mundial com 131 pontos, 12 à frente do segundo colocado Lewis Hamilton. Sergio Perez completou o pódio na terceira posição.

Valtteri Bottas foi o quarto colocado, em um dia frustrante para o finlandês. O piloto da Mercedes teve a chance de segurar Verstappen e dar a vitória para Hamilton e Mercedes, mas errou e, sem apresentar dificuldades, foi superado pelo holandês.

A McLaren mostrou um ritmo de corrida muito forte. Lando Norris terminou à frente de Daniel Ricciardo, na quinta posição, mas o australiano conseguiu boas ultrapassagens durante a corrida.

Pierre Gasly terminou na sétima posição para a AlphaTauri, à frente de Fernando Alonso, da Alpine.

Enquanto a Aston Martin mostrou um ritmo razoável durante a corrida, terminando na P9 com Sebastian Vettel e na P10 com Lance Stroll, a Ferrari ficou fora dos pontos. Carlos Sainz foi o 11º e Charles Leclerc apenas o 16º.

George Russell foi o 12º, superando a melhor posição da Haas com Mick Schumacher na P13, no Baku, e tirou a Williams da lanterna do campeonato. Agora a Haas é quem ocupa a última posição entre os construtores. A Red Bull chegou 26 pontos à frente da Mercedes na França, e sai com uma vantagem de 37 pontos.

Verstappen erra na largada e Hamilton assume a liderança

Logo após a largada, na curva 2, Max Verstappen perdeu o traçado, foi lá fora e Hamilton tomou a primeira posição do piloto da Red Bull.

O incidente foi para investigação dos comissários, já que Verstappen não seguiu o caminho de volta à pista estabelecido pela direção de prova.

Daniel Ricciardo fez uma boa largada e passou seu companheiro de equipe, Lando Norris, por fora. Norris escapou na curva 2, mesmo ponto de Verstappen, mas tomou o caminho correto para retornar à pista.

Lá na frente, Hamilton abria 1,7s de vantagem para Verstappen com oito voltas completadas. O britânico reclamava muito de superaquecimento dos pneus.

Na volta 11, Ricciardo ultrapassou Alonso pela oitava posição. O australiano fez a manobra na chicane Mistral, duas curvas antes de Norris também passar o espanhol da Alpine.

Uma volta depois, Bottas perdeu a freada na curva 3 e foi para fora da pista, mas retornou sem problemas. Apesar do erro, a vantagem de Bottas para Perez era muito grande e o finlandês não correu risco de perder a posição.

Ricciardo seguia suas boas ultrapassagens e na volta 14 foi a vez de superar Charles Leclerc. Também na chicane Mistral, Ricciardo passou o monegasco e assumiu a P7. Leclerc foi para os boxes no fim da volta, voltando com os pneus duros. O piloto da McLaren fez seu pit-stop na volta 17, voltando na 17ª posição, atrás de Leclerc.

Bottas parou na volta 18, retornando na quarta posição. A Mercedes pediu para seu piloto aumentar o ritmo na tentativa de dar o ‘undercut’ em Verstappen.

Uma volta depois, na 19, Verstappen fez sua parada e retornou à frente de Bottas. Bottas diminuiu a diferença entre os dois na estratégia, mas não foi o suficiente para tomar a posição do piloto da Red Bull.

Hamilton fez sua parada no final da volta 19. A Mercedes fez uma boa parada de 2,2s, contra 2,3s do pit-stop de Verstappen. Mesmo assim, Verstappen retornou à frente de Hamilton. O undercut funcionou para o holandês.

Hamilton até tentou atacar Verstappen nas voltas seguintes, mas não teve sucesso e acabou errando. Bottas se aproximava mais de Hamilton do que o britânico de Verstappen.

Perez, que ainda não tinha parado, retornou na P4 quando fez seu pit-stop.

Hamilton seguia menos de um segundo atrás de Verstappen, mas não conseguia aproximação suficiente para tentar a ultrapassagem.

Enquanto isso, as disputas eram intensas entre o pelotão intermediário. Norris fez uma bela ultrapassagem sobre Gasly na volta 30, assumindo a 10ª posição. Algumas voltas depois, Norris ultrapassou Leclerc e Sainz, assumindo a P8.

Na volta 32, Verstappen tinha três segundos de vantagem para Hamilton e foi para os boxes. O holandês retornou de pneus médios na quarta posição, atrás do seu companheiro de equipe Perez.

A diferença para Hamilton era de mais de 15 segundos, mas Verstappen ditava um ritmo muito forte e tirava dois segundos por volta.

Na volta 37, a previsão era que Verstappen chegasse no Bottas em cinco voltas. O holandês apresentava um problema no rádio e não conseguiu estabelecer comunicação com a equipe.

Verstappen chegou no Bottas na volta 42. A diferença entre os dois era de um pouco mais de um segundo. Faltando 10 voltas para a corrida, Verstappen precisava superar Bottas e Hamilton para vencer.

Bottas erra e tira chances de vitória de Hamilton e Mercedes

Na volta 44, Verstappen partiu para cima de Bottas na chicane Mistral. Bottas errou e facilitou a ultrapassagem do holandês.

O finlandês ainda foi presa fácil para Perez. Em estratégias diferentes, e mesmo com pneus desgastados, Perez não teve trabalho para ultrapassar Bottas e assumir a última posição do pódio.

Na volta 50, faltando quatro para o final, a diferença entre o líder Hamilton e Verstappen tinha caído para 1,5s. Os dois tinham pneus completamente desgastados, Hamilton com os duros e Verstappen com os médios.

Verstappen colocou de lado e passou Hamilton faltando uma volta para o fim. O britânico nem conseguiu se defender. O holandês venceu pela 13ª vez em sua carreira na F1, a terceira da temporada e segue líder do mundial de Fórmula 1.

Hamilton terminou em segundo, à frente de Perez. Bottas foi o quarto colocado. A ultrapassagem de Perez sobre Bottas estava em investigação, já que supostamente o mexicano ultrapassou os limites da pista. Apesar disso, nenhuma penalidade foi aplicada e Perez manteve o pódio.

Confira o resultado do Grande Prêmio da França de F1:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
4) Valtteri Bottas (Mercedes)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
7) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
8) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
9) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
12) George Russell (Williams/Mercedes)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
15) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Charles Leclerc (Ferrari)
17) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
19) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
20) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)

Por | Terra

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Exclusivo: Gyselle Soares negocia participação em game show da Record

A Record já anunciou o novo programa de sua grade, Acerte ou Caia, que...

Onda de calor atinge seis estados brasileiros com alerta de perigo

Uma onda de calor com alerta de perigo está afetando seis estados do Brasil,...

Corpo com sinais de violência é encontrado em praia de Prado

Um corpo com sinais de violência foi encontrado nas areias do distrito de Cumuruxatiba,...

Temos que aprender a lidar com a extrema-direita, diz Haddad

Em entrevista, ministro da Fazenda faz críticas a Bolsonaro (PL) e diz que ex-presidente...

Mais para você