InícioInfecções gastrointestinais são comuns em filhotes. Saiba como evitar:

Infecções gastrointestinais são comuns em filhotes. Saiba como evitar:

Com o sistema gastrointestinal e imunológico ainda imaturos, os filhotes de cães e gatos são mais suscetíveis a infecções intestinais. “Porém, o fato de serem comuns não significa que esses problemas inspiram menos cuidados, pelo contrário, precisam de atenção dos tutores”, explica a médica veterinária Patricia Guimarães, responsável técnica pelo departamento de marketing da Syntec do Brasil.

“Problemas gastrointestinais representam aproximadamente 70% dos atendimentos veterinários em São Paulo, por exemplo. Apesar de parecer um problema simples, é necessário ter cuidado com as infecções intestinais, pois elas podem causar sérios danos à saúde dos filhotes, incluindo febre, vômitos e diarreia, podendo até levar à morte”, completa a especialista.

“Isso ocorre porque, quando filhotes, os pets ainda não têm capacidade imunológica adequada para combater possíveis agentes agressores. Eles ficam mais expostos e são afetados facilmente por doenças causadas por vírus, parasitas intestinais, bactérias e protozoários, além de hipersensibilidade alimentar, estresse e ingestão de algum corpo estranho”, detalha Patricia Guimarães.

A veterinária recomenda realizar programas periódicos de vacinação e vermifugação para proteger os filhotes. “Temos de estar atentos aos pets, evitando que mastiguem e engulam objetos que possam causar lesões no sistema gastrointestinal (como linhas e objetos pontiagudos). Além disso, é importante fornecer alimentação balanceada, evitar que eles entrem em contato direto com animais sem histórico de vacinação e vermifugação (principalmente se eles ainda não foram vacinados e vermifugados) manter a higiene do ambiente e fazer controle mensal contra pulgas e carrapatos”.

Em relação ao tratamento dessas doenças, a especialista da Syntec explica que depende da origem do problema intestinal que acomete os filhotes. “Em casos de diarreias e vômitos, é necessário corrigir a desidratação. Em outros momentos, a prescrição de dieta diferenciada, com ingredientes facilmente digeridos, se torna inevitável, além do uso de medicamentos que tratem a sintomatologia apresentada”. O antibiótico Diaziprim, produzido pela Syntec, possui amplo espectro de ação e combate diversas infecções bacterianas que acometem cães e gatos, tanto filhotes como adultos. Uma das indicações é para o tratamento de infecções gastrointestinais. A solução conta com dois antibióticos em sua composição, os quais, quando associados, aumentam o espectro de ação contra as bactérias, atuando em diversos sistemas e tecidos, além de dificultar o aparecimento da resistência bacteriana. Diaziprim possui aroma de baunilha, que facilita a aceitação pelos pets.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PGR é contra soltura de Silvinei Vasques; delegado deixa caso

Segundo o MPF, o relatório da PF não foi incluído nos autos e, por...

Advogado diz que Mauro Cid admitiu que ‘pisou na bola’ ao criticar investigação da PF sobre golpe

Foto: Roque de Sá/Agência Senado Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...

Estácio se manifesta sobre ingresso de Davi no curso de medicina. Leia

Após Davi Brito contar que estava esperando um telefone da Estácio para iniciar a...

Moraes determina que Roberto Jefferson passe por exame médico

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (3/5),...

Mais para você