InícioEditorialCotidianoItamaraju realiza a 1ª Conferência de Saúde Mental

Itamaraju realiza a 1ª Conferência de Saúde Mental

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju, realizou durante o dia desta segunda-feira, (14) a “I Conferência Municipal de Saúde Mental”.

O evento aconteceu no auditório do SENAR, que fica localizado a rua José Bonifácio Dantas, nº 366 (centro). A Conferência teve início: às 8h. com termino às 14h. E foi dirigido aos profissionais da área e de outras secretarias, usuários e gestores.

Participaram da mesa na abertura da Conferencia – a Psicóloga e Coordenadora do CAPS do município, Maria Auxiliadora Lins, a Coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental e também Psicóloga, Ana Clara Rodrigues, a Secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Angênica, o Secretário de Saúde, Luiz Fábio Lopes Santos e o prefeito, Dr. Marcelo Angênica. Um grande público compareceu para prestigiar o evento.

O Secretário de Saúde Luiz Fábio, falou da importância da Conferência e disse que está convicto que grandes ideias sairão do encontro “Estamos trazendo a discursão ao público. Estamos fazendo a diferença nas vidas das pessoas que precisam de assistência na área psíquica. A saúde mental em Itamaraju teve avanços significativos. Continuamos trabalhando duro para avançar muito mais”.

O prefeito Dr. Marcelo Angênica, falou que é de suma importância colocar a saúde mental em debate no atual momento. “ Vivemos em sociedade ágil e produtiva. As cobranças são enormes. Cada vez mais nosso tempo está ficando corrido e isso tem acarretado cargas emocionais negativas nas pessoas. Só no ano passado, três jovens cometeram suicídio. E olha que estou me referindo só aos jovens sem mencionar as outras faixas etárias. Suicídio é o extremo da degradação do ato emocional. Antes, uma pessoa com distúrbio era tratada como algo inútil. Com o novo modelo de tratamento, essas pessoas já são inseridas no contexto social. Vamos continuar dando muita atenção para a saúde metal em Itamaraju”, concluiu Marcelo Angênica.

Com o tema central “A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em Liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Ressalta-se, que essa Conferência seguiu o tramite que envolve as etapas municipais, estaduais e nacional. Constituiu momentos ímpares de mobilização, reflexão e debate que analisou e avaliou a formulação de políticas públicas, de modo que, no contexto atual, são ainda mais, por se configurarem como uma das plásticas coletivas concretas de consolidação da democracia e da efetiva participação cidadã na construção de uma sociedade democrática, justa e solidaria.

Em seguida, aconteceu a palestra magna com o Médico Psiquiatra, Alexandre Barreto Freitas. Que falou dos avanços e desafios da saúde mental no município. E a perspectivas para o futuro.

No contexto, trabalhar com saúde mental expõe os trabalhadores a inúmeras tensões no seu cotidiano. Criar atividades de capacitação e educação permanente das equipes torna-se fundamental para evitar a burocratização e a ineficácia das práticas clínicas.

A discussão aconteceu a partir de quatro eixos temáticos:

I – Cuidado em liberdade com garantia de Direito a cidadania;

II – Gestão, financiamento, formação, e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

IV – Impacto na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

O debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade foi salutar no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no Brasil.A Conferência teve caráter inovador, já que o principal objetivo era abrir a discussão com a sociedade com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte e lazer.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Chuvas deixam mais de 700 desabrigados em Santa Catarina; 24 cidades são afetadas

No último final de semana, oito municípios do estado de Santa Catarina entraram em...

Suplemento Fiki Serenity (Fiki Bem) ganha reconhecimento como produto líder no alívio da ansiedade no Brasil

Oferencendo uma solução natural e eficaz para aqueles que lutam contra o fardo da...

Tribunal da África do Sul considera ex-presidente inelegível

Jacob Zuma presidiu o país por 9 anos e foi preso em 2021 por...

Mais para você