InícioEditorialReinaugurada nesta segunda, antiga escola era conhecida como 'Mausoléu de Cajazeiras'

Reinaugurada nesta segunda, antiga escola era conhecida como ‘Mausoléu de Cajazeiras’

Era uma vez uma escola que não tinha portaria, nem quadra e refeitório. Não havia também iluminação de qualidade,  janelas intactas e telhado inteiro. Era tão feia e sem conforto, que ganhou o apelido de “Mausoléu de Cajazeiras”. “Parecia que as nossas crianças estavam num filme de terror. A estrutura antiga era tenebrosa. Mas agora, parece que os nossos filhos estudam numa escola particular”, declarou a dona de casa Renildes Freitas, 55.

Ela foi uma das moradores que acompanhou a entrega da Escola Municipal Professora Elisa Saldanha, em Fazenda Grande III, nesta segunda-feira (4). O prédio reformado pela prefeitura já existe há mais de 40 anos na comunidade. “Era do padrão antigo, que foi demolida e construída uma nova escola. Eu sempre digo: as escolas da prefeitura são de padrão de primeira qualidade, não deixamos a desejar em nada, nem em relação à rede privada”, declarou o prefeito Bruno Reis. 

A dona de casa Elisângela Carlos, 45, tem dois filhos – um rapaz que já estudou e uma menina que atualmente é aluna da escola. “Os dois chegavam em casa dizendo que, quando chovia, era água dentro e fora da escola. Antes, a escola era horrível. A gente sentia vergonha em dizer que os nossos filhos estavam ali”, disse ela, que é também presidente da Associação das Mulheres Guerreiras de Cajazeiras. A reforma do prédio era uma reinvindicação antiga da comunidade. “Fizemos um abaixo-assinado e recolhemos mais de 200 assinaturas pedindo uma solução para o problema e graças a Deus fomos atendidos”, declarou ela. 

Durante a inauguração, o autônomo Noberto da Conceição, 35, foi uma das pessoas do bairro que acompanhou o passeio do prefeito dentro das dependências da escola. “As salas são até climatizadas. Quando há uma melhor estrutura, melhora ainda mais o aprendizado. Está tudo lindo. Olhando assim, parece até aquelas escolas ficam na Barra”, comentou. 

Nova escola
Com a requalificação, a antiga estrutura da Escola Municipal Professora Elisa Saldanha, desgastada pela ação do tempo, deu lugar a um imóvel em alto padrão, mais moderno e acessível, que possibilitou a ampliação de 389 para cerca de 660 vagas. São atendidos alunos do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA I).

O investimento municipal foi de R$ 4,5 milhões. O novo prédio tem 2 mil m² de área construída, 11 salas de aula climatizadas, acessibilidade total com rampa, sala multiuso, sala de artes, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra esportiva e recreio descoberto. Além disso, a estrutura possui guarita, jardim, acolhimento, coordenação, copa para funcionários, secretaria, diretoria, sala de professores, cozinha, triagem, depósito de merenda e materiais didáticos, lavanderia, sanitários masculino e feminino para funcionários, professores e infantil, casa de gás, casa de lixo e subestação. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Percepções sobre espírito do tempo (por Gaudêncio Torquato)

Interpretar o espírito do tempo é tentar jogar o pensamento para um horizonte mais...

Eldorado do Sul enfrenta calamidade por enchentes no RS

A cidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, está enfrentando uma...

Tragédia no RS adia projetos prioritários do governo no Congresso

Deputados e senadores se concentram na análise de medidas emergenciais de socorro ao Estado...

Esposa diz que Rodriguinho se tornou um “novo homem” após deixar o BBB

Rodriguinho foi um dos participantes do BBB 24 e movimentou bastante as redes sociais...

Mais para você