InícioEditorialPolítica NacionalGoverno anuncia que energia elétrica terá bandeira verde à partir de 16...

Governo anuncia que energia elétrica terá bandeira verde à partir de 16 de abril

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta quarta-feira, 6, que a cobrança da energia elétrica ocorrerá sob bandeira verde à partir do próximo dia 16 de abril. A pasta afirmou que, com “as ações tomadas pelo Governo, aliada à ocorrência de chuvas, permitiram a redução das termelétricas ligadas” e, por consequência, “custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro”. “Isso se traduzirá em menores tarifas para os consumidores”, afirmou o MME. Com a medida, a expectativa do governo é de que a bandeira tarifária verde permaneça vigente até o final do ano, caso o ciclo de chuvas previstas se confirme. O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou a medida em suas redes sociais e informou que os preços cobrados terão uma redução de 20% em relação ao período atual. “O reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% do volume útil, não será mais necessário o acionamento de geração termelétrica adicional”, explicou o mandatário.

A mudança ocorre após o governo federal criar uma taxa extra que elevou a bandeira tarifária da energia elétrica em 50%. Chamada de ‘escassez hídrica’, a nova cobrança passou a ser de R$ 14,20 a cada 100 kWh. Aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a alteração passou a ser válida em todo o território nacional desde setembro e tinha duração para seguir até o fim deste mês de abril. Segundo o MME, as ações visaram “garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica” para enfrentar “a pior seca já registrada na história”.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Criticado, Pimenta defende sua escolha como autoridade federal no RS

A indicação foi alvo de críticas por Pimenta ser um possível pré-candidato do PT...

Menor chamou a PM após ficar com corpos da família em casa por 3 dias

São Paulo — O adolescente de 16 anos suspeito de ter matado a tiros...

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Mais para você