InícioEditorialEconomiaViga Gordilho festeja 50 anos de arte com exposição no MAB

Viga Gordilho festeja 50 anos de arte com exposição no MAB

Além da exposição, Viga Gordilho lança também livro comemorativo

A artista plástica baiana Viga Gordilho celebra 50 anos de arte com a mostra ComparTRILHAmentos Poéticos – Vida e Obra, que será aberta quinta-feira (4), às 19h, no Museu de Arte da Bahia, na Vitória. Na retrospectiva, ela apresenta um resumo de suas produções e atuação como  artista visual, professora e pesquisadora. São fotografias, pinturas, objetos e livros publicados, que pontuam sua trajetória, e trabalhos inéditos realizados durante a pandemia. A exposição tem curadoria de Luiz Alberto Freire.

A mostra ocupará as salas principais do MAB, dividas nos ambientes Terra, Fogo, Água e Ar, além de as Quatro Estações do Ano. Esta última reúne telas coloridas em distintos matizes, criadas pela artista entre os anos 70 e 2000. Em outro espaço, o Diálogos Possíveis, estão 18 trabalhos de ex-orientandos e orientandos atuais, representando a atuação  de Viga como professora. 

“Viga Gordilho vem de uma experiência artística de 50 anos, tanto na docência, quanto na produção. Sua poética tem mudado sob motivações estabelecidas a partir do mestrado, do doutorado e das pesquisas posteriores a esses estágios. Essa mostra fará um grande balanço desse trajeto, reunindo a partir da produção atual, tudo de mais importante que foi realizado, inclusive os projetos coletivos. É uma grande oportunidade de conhecer sua obra, seu pensamento e sua poética”, resume  Luiz Alberto Freire. 

Como parte da programação comemorativa, o MAB  recebe nesta quarta (4), às 17h, a palestra Transparência, Opacidade e Luz, com a artista portuguesa Teresa Almeida – Profª.  Drª.  Teresa foi a orientadora de Viga Gordilho no Pós Doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em  Portugal.  

No mesmo dia será lançado o livro ComparTRILHAmentos Poéticos –  Um Memorial em Tempo Gerúndio, fruto da  defesa de Viga para Professor Titular da UFBA, realizada em junho de 2020. Até o dia 9 acontece também o workshop Transparências e Fragilidades Atemporais, com Teresa Almeida, na Escola de Belas Artes da UFBA e coordenação de Eriel Araújo. Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória. Visitação gratuita  de terça a domingo, das 13 às 18h, até 19/06.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

A eleição de 2026 vai aí

Vinícius Schmidt/Metrópoles 1 de 1 Urna eletrônica ...

No STF, PM réu pelo 8/1 vê descoordenação de inteligência e cita erros

O ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira, réu...

Documentos secretos revelam que ditadura expulsou diplomatas gays

Um novo relatório secreto chegou à mesa do ministro José de Magalhães Pinto, em...

Mais para você