InícioEditorialYanomamis encontrados: saiba o que houve e onde estavam os indígenas desaparecidos

Yanomamis encontrados: saiba o que houve e onde estavam os indígenas desaparecidos

Desaparecidos desde o estupro e morte de uma garota indígena de 12 anos, indígenas yanomamis foram encontrados. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a Polícia Federal recebeu depoimento do líder indígena Júnior Hekurari. 

De acordo com o relato do líder à PF, os indígenas que moravam na comunidade de Aracaçá se mudaram para outros lugares no território indígena, mas parte deles agora mora na comunidade Palimiú.

O desaparecimento na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi amplamente denunciada nos últimos dias por causa do apelo do conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), a qual é presidida por Hekurari.

Segundo a reportagem da Folha, a PF vai instalar uma base de seis meses na região em decorrência da violência de garimpeiros contra os indígenas. 

Campanha

A campanha “Cadê os Yanomami”, mobilizada por povos indígenas, tem sido amplamente difundida por famosos e influenciadores digitais. Ela surgiu a partir de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, que foram acompanhar o caso de perto e não encontraram os indígenas em Aracaçá. A comunidade estava vazia, com uma das casas queimadas.

Depois de denúncias envolvendo a violência na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, uma comitiva de parlamentares do Senado e Câmara dos Deputados viajará no dia 12 de maio para Boa Vista, capital do estado. De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), que é autor do requerimento aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, uma diligência externa foi aprovada para acompanhar o garimpo ilegal nas terras indígenas.

“É obrigação da CDH tomar providências contra esta mazela que está matando os Yanomami. Com Bolsonaro, o Estado brasileiro é omisso e está deixando a comunidade Yanomami desaparecer. Dados mostram que a desnutrição infantil e a devastação ambiental do território, por exemplo, são consideradas as piores dos últimos 30 anos”, disse o senador.

A matéria foi originalmente publicada no Jornal do Commércio.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Enchentes no RS: balanço aponta prejuízo de R$ 4,6 bilhões no setor habitacional

As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram mais de 2.304.422 pessoas e causaram...

Lula faz balanço com ministros sobre RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Vereadores derrubam veto do Executivo sobre pagamentos de profissionais da saúde

  Os vereadores derrubaram na Sessão Ordinária da última terça-feira (14) de maio o veto...

OAB sugere para Paulo Pimenta o uso do Fundo de Defesa de Direitos Difusos para a reconstrução do RS

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil enviou, nesta sexta-feira (17), um...

Mais para você