InícioEditorialPF prende mais duas pessoas suspeitas de corrupção em prefeitura

PF prende mais duas pessoas suspeitas de corrupção em prefeitura

Aeronave do ex-prefeito Cafu Barreto foi apreendida

Mais duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento em um esquema de corrupção envolvendo a Prefeitura de Ibititá, no Centro-Norte da Bahia. A Polícia Federal informou que que os mandados de prisão temporária foram cumpridos, neste sábado (7), após os dois suspeitos se apresentaram na Superintendência da instituição, mas não forneceu mais detalhes. Também foi apreendida uma aeronave.

Os mandados de prisão foram decretados pela 2ª Vara Federal, em Salvador, e os presos não tiveram os nomes divulgados. Outras três pessoas já estão presas por suspeitas de participação no crime, uma delas é o ex-prefeito Cafu Barreto, que comandou Ibititá entre 2013 e 2020. A PF informou que elas passaram por audiência de custódia na tarde de sexta-feira (6) e tiveram as prisões mantidas pela Justiça Federal.

Batizada de Operação Rochedo, a investigação apura um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos federais repassados ao município de Ibititá. Desde a quinta-feira (5), policiais federais e auditores da CGU estão cumprindo 31 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e dois mandados de afastamento de cargo público em sete municípios baianos: Irecê, Ibititá, João Dourado, Uibaí, Salvador, Lapão e Camaçari.

Segundo a investigação, a quadrilha era formada por empresários, agentes públicos, advogado, contadores e “laranjas” e desviou mais de R$ 7 milhões durante as gestões do ex-prefeito. Uma aeronave registrada em nome de empresa de Cafu Barreto foi apreendida. A PF frisou que as contas da Prefeitura Municipal de Ibititá/BA do exercício de 2020 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

O ex-gestor foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e está cumprindo mandado de prisão temporária na sede da Polícia Federal, em Salvador. Todos os cinco suspeitos respondem por fraude a licitações, superfaturamento de contratos, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-gerente dos Correios no interior da Bahia é condenado por desviar recursos para custear gastos pessoais

Um ex-gerente e tesoureiro de uma agência dos Correios do município de Barro Preto,...

Wagner nega embate interno com Rui Costa para indicar aliados em secretariado de Jerônimo: “Não estou disputando”

O senador Jaques Wagner (PT) negou, nesta sexta-feira (22), que está enfrentando um embate...

Helô Drummond celebra aniversário ao lado das amigas em sunset animado

Uma das tradições que a consultora de estilo Helô Drummond não abre mão de...

Mc Alan do Mdn: A História de Superação Do Artista Que Transformou Dores em Melodia

A história de Alan, de 21 anos, é um retrato de resiliência e transformação....

Mais para você