Com crescimento de 0,3%, a produção industrial brasileira atingiu sua segunda taxa positiva consecutiva. O aumento, registrado na passagem de fevereiro para março, e foi percebido em nove dos 15 locais avaliados pela Pesquisa Industrial Mensal Regional.
Em São Paulo, maior parque industrial do país, a produção saltou para 8,4%, como explica o analista Bernardo Almeida, responsável pela pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.
Outros estados com alta foram Ceará, Bahia, Mato Grosso, Amazonas e Paraná. Única região analisada no estudo, o Nordeste teve expansão acima da média nacional: 1,8%.
Ao mesmo tempo, seis estados tiveram queda na produção, na passagem de fevereiro para março. Santa Catarina, com queda de 3,8% foi o local com recuo mais elevado, interrompendo dois meses de alta na produção. Segundo o IBGE, a queda está relacionada à retração no setor de vestuário, destaque na indústria catarinense, e também de alimentos e máquinas e equipamentos.
Economia Rio de Janeiro 10/05/2022 – 15:13 Solimar Luz – Repórter da Rádio nacional indústria terça-feira, 10 Maio, 2022 – 15:13 121:00