Infelizmente, Battlefield 2042 não teve o sucesso esperado, se tornando um dos maiores fracassos comerciais e críticos da 9° Geração desde que foi lançado em novembro de 2021. De lá para cá, o jogo tem lutado para estabelecer uma base de jogadores vasta e sólida, há um mês os jogadores ativos de acordo com as estimativas do SteamCharts eram cerca de 1.963. Hoje, eles subiram para 2.220.
Números muito pequenos para uma franquia tão popular, porém a Electronic Arts (EA) está confiante que eles darão a volta por cima, com a empresa reiterando que tem um plano de longo prazo para salvar o jogo, conforme confirmado por Andrew Wilson, CEO da EA, durante a última teleconferência de acionistas.
“Não, repito… Battlefield 2042 não será abandonado. Esta é uma das maiores franquias da indústria de videogames e temos grandes planos.”
“A equipe do Battlefield 2042 agora tem uma “liderança incrível” e está repensando o processo de desenvolvimento desde o início e usando o modelo Vince Zampella/Respawn/Ripple Effect e Marcus Lehto para “chegar ao realismo e imersão o mais rápido possível.”
Estas são as palavras de Andrew Wilson, que lembra como a EA também está trabalhando no futuro de Battlefield com o objetivo de criar um universo compartilhado, algo liderado por Vince Zampella (fundador da Infinity Ward e Respawn), que agora está no comando de toda a franquia ao lado de Marcus Lehto, co-criador de Halo e pai do Master Chief.
Zampella comanda Battlefield sob seu novo estúdio, Ripple Effect (ex-DICE Los Angeles), enquanto Lehto é responsável pelo novo estúdio de FPS da EA em Seattle, que cuidará da narrativa e controle de qualidade. Já a DICE, o estúdio perdeu a autonomia principal de Battlefield, ficando subordinado a Zampella e Lehto em seus estúdios.
A EA finaliza dizendo que está trabalhando em atualizações e muito conteúdo para Battlefield 2042, com a primeira temporada começando no verão americano de 2022. O futuro da série também está planejado, com um novo jogo de Battlefield em desenvolvimento, além do lançamento de Battlefield Mobile já estar próximo, devendo ocorrer durante o atual ano fiscal, ou no mais tardar, em março de 2023.