InícioEditorialPGJ recomenda que MP acompanhe e fiscalize gastos públicos com festejos juninos

PGJ recomenda que MP acompanhe e fiscalize gastos públicos com festejos juninos

A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti expediu recomendação aos promotores de Justiça para que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) atue no acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos com os festejos de São João deste ano. O documento foi publicado na terça-feira (10) no Diário de Justiça Eletrônico.

A recomendação, que possui ressalvas à independência funcional dos membros, pede que os promotores de Justiça com atuação na defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa instaurem procedimentos administrativos para acompanhar a “legalidade, economicidade e transparência dos gastos públicos relacionados com os festejos juninos de 2022, primando, sempre que possível, pelo diálogo com os gestores na adoção de medidas preventivas de danos ao erário, notadamente aquelas que aprimorem o planejamento inicial das contratações, etapa fundamental para uma regular execução das despesas públicas”.

O documento recomenda que os promotores de Justiça devem atuar junto aos gestores para que as contratações sejam adequadamente fundamentadas, com clara descrição de seus objetos, formas de execução, prestação de contas e detalhamento dos componentes de seus valores globais. Segundo a PGJ, a adoção dessas providências vão contribuir para a correta realização dos gastos públicos e sua correta fiscalização.

Por fim, a recomendação pede que a instauração de procedimentos investigatórios de natureza cível e criminal aconteçam em caráter excepcional, apenas quando tiver indícios concretos de graves irregularidades nas contratações, hipóteses em que se atuará para sustá-las, buscando-se a devida reparação e responsabilização pelos danos em vias de consumação ou já causados ao patrimônio público.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Ex-affair de Buda assume romance com empresária

Após viver um breve affair com o ex-BBB Lucas Henrique, o Buda, Nina Capelly...

Tarcísio inaugura viaduto que liga Osasco à Rodovia Castello Branco

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou, neste domingo (19/5), o...

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem para escoar água de enchentes

Cidades do Estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Mais para você