InícioEditorialEconomiaGoverno aciona STF para mudar política de preços do diesel nos estados

Governo aciona STF para mudar política de preços do diesel nos estados

O governo acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender parte da resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária que trata da cobrança do ICMS na comercialização do diesel. A ação foi distribuída ao ministro André Mendonça.

A advocacia geral da União, representando o presidente Jair Bolsonaro, questiona a política de ICMS dos estados sobre o diesel autorizada pelo Conselho, após o governo federal zerar os tributos federais sobre o combustível e estabelecer uma alíquota única para o imposto em todo o país.

O governo federal argumenta que a medida é inconstitucional por permitir diferenciação na cobrança do ICMS entre os estados e prejudicar o consumidor com aumentos excessivos do combustível.

Ainda segundo a Advocacia Geral da União, a aprovação do Convênio do conselho com os estados poucos dias após a promulgação da Lei que prevê a alíquota única sobre gasolina, etanol e diesel, entre outros combustíveis, “causou perplexidade”, por dar continuidade a um “sistema de tributação oneroso para o contribuinte”.

O Conselho Nacional de Política Fazendária reúne os secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal.

Economia Brasília Governo vai ao STF para suspender resolução do Confaz sobre diesel 13/05/2022 – 21:02 Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) Sheily Noleto, da Rádio Nacional diesel AGU sexta-feira, 13 Maio, 2022 – 21:02 1:19

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adriana Accorsi recebe a empresária Xenia Dandrade

A deputada delegada Adriana Accorsi tem sido uma verdadeira aliada da população carente de...

Eduardo Leite pede adiamento do Concurso Unificado após chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza ao menos 44.640 pessoas prejudicadas pelos temporais; concurso está...

Moraes ganha tempo com decisão sobre Seif no TSE diante de pressão de aliados

Foto: Rosinei Coutinho/Arquivo/SCO/STF Alexandre de Moraes 02 de maio de 2024 | 12:21 ...

Mais para você