InícioEditorialConheça os campeões do torneio mundial de Aviãozinho de Papel

Conheça os campeões do torneio mundial de Aviãozinho de Papel

Recorde de inscritos, cerca de 60 países e um show de habilidades. O Hangar-7, em Salzburg, na Áustria, se tornou pista de pousos e decolagens para ‘pilotos’ na decisão internacional do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel, o Red Bull Paper Wings, no último final de semana. O Brasil esteve presente com um representante em cada categoria, ‘Maior Distância’, ‘Maior Tempo de Voo’ e ‘Acrobacias’, mas quem levou o lugar mais alto no pódio nas modalidades foram dois asiáticos e um europeu.

Com 61 mil inscritos ao longo de 500 eliminatórias pelo mundo, a sexta edição bateu recorde de participantes. Na categoria ‘Maior Tempo de Voo’, o paquistanês Rana Muhammad Usman Saeed também cravou um recorde histórico na competição ao manter por 16,39 segundos o seu aviãozinho no ar ainda na fase de classificação. Na grande decisão, fez 14,86 segundos, quase 2 segundos à frente do segundo colocado, e ficou com o troféu. Pedro Capriotti (19 anos), estudante de engenharia elétrica na Universidade Federal do Paraná, terminou em 17º, sendo o melhor resultado do Brasil no torneio. 

Competição também tem categoria de maior distância

(Foto: Philipp Carl Riedl/ Red Bull Content Pool)

Na modalidade ‘Maior Distância’, Isaac Queiroz (19 anos), aluno de Nutrição na UniFil, fechou em 18º lugar. O título ficou com o sérvio Lazar Krstic, dono de lançamento de 61,11m. Aliás, em 2019, ele havia terminado na segunda posição mundial. “Trabalhei arduamente para isto e, no final, valeu a pena. É uma ótima experiência! Sou competitivo, mas também adoro estar perto de outras pessoas e pude conhecer ainda mais gente desta vez. Estou muito feliz”, disse o vencedor.

Por fim, na categoria ‘Acrobacia’, cujo conceito é utilizar aviões de papel e a criatividade para impressionar os jurados, Nicole Straub (20 anos), estudante de Negócios Digitais na FAE, ficou em 32º lugar. Já o sul-coreano Seunghoon Lee foi consagrado com o título. Vestido com um smoking preto, o asiático apresentou coreografias mágicas aos modelitos que giravam e batiam as asas. E ainda fez um pedido inusitado. “Pratiquei a minha apresentação durante um ano. Convidei a minha namorada para vir comigo à final mundial, e eu lhe disse que se ganhasse, a pediria em casamento, então, deu tudo certo”, afirmou.

Confira, abaixo, o pódio em cada categoria:

  • Distância de voo:

1º- Lazar Krstić (Sérvia), 61.11m

2º- Yicheng Sun (Reino Unido), 57.07m

3º- Abduaziz Omonillaev (Uzbequistão), 54.82m

  • Tempo de Voo:

1º- Rana Muhammad Usman Saeed (Paquistão), 14.86s

2º- Esteban Neira (China), 12.99s

3º- Dimitri Dimitrev (Moldávia), 12.29s

  • Acrobacias:

1º- Seunghoon Lee (Coreia do Sul), 46 pontos

2º- Seng Fatt Beh (Taipe), 42 pontos

3º- Taiga Kimura (Japão), 41 pontos

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bosch anuncia 5,5 mil demissões e culpa automobilísticas

Impacto da crise na indústria automobilística gerou “necessidade de ajustes”, diz empresa ao justificar...

Áreas rurais de Planaltina recebem asfalto e novos canais de irrigação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22/11),...

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Mais para você