InícioEditorialOperação contra fraudes imobiliários cumpre mandado de busca em Camaçari

Operação contra fraudes imobiliários cumpre mandado de busca em Camaçari

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (17) em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e Teresina, no Piauí, contra uma nova investigada da Operação Immobilis, que atua contra organização criminosa dedicada a fraudar transações imobiliárias na Bahia e outros estados. 

As buscas domiciliares foram decretadas pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (Vorcrim) depois que o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) conseguiu informações através de colaboração premiada e aprofundamento das investigações. O MP fo Piauí também trabalhou em apoio nessa segunda fase da operação.

O MP aponta que a investigada era responsável por ir às comarcas para conseguir de maneira ilícita decisões judiciais favoráveis e por trazer as cartas precatórias, ou fazê-las serem cumpridas no local de destino, ou seja, na comarca onde ficava o imóvel que interessava aos criminosos. 

O grupo então efetuava a transferência fraudulenta de imóveis (casas, apartamentos e propriedades rurais) e os alienava posteriormente. Foram identificadas dezenas de imóveis, em todo o país, objeto das ações da organização criminosa.

De acordo com os promotores do Gaeco, os investigados atuavam simulando a presença de pessoas em ações judiciais, das quais eram emitidas ordens judiciais cancelando a hipoteca de imóveis, o que permitia a transferência destes para alguém do grupo criminoso. Esta ação gerava um novo documento no cartório de registro de imóveis, sem nenhuma hipoteca, o que permitia a comercialização dos mesmos para terceiros, em sua maioria de boa fé.
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eduardo Leite visita cavalo resgatado no RS: “Alegria imensa”

Animal, apelidado de Caramelo, recebe tratamento no Hospital Veterinário Ulbra depois de ficar ilhado...

Indígenas mudam nomes cristãos em Goiás: “Não acho bom”

Indígenas de Goiás conseguiram mudar os nomes cristãos de registro em uma ação da...

Motorista de Lamborghini persegue motociclista após ter Rolex roubado na Faria Lima

Na tarde deste sábado (18), o motorista de uma Lamborghini teve o relógio Rolex...

Lula faz balanço com ministros sobre o RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Mais para você