InícioEditorialEconomiaMorador que distribuiu jornal homofóbico em condomínio de luxo faz acordo com...

Morador que distribuiu jornal homofóbico em condomínio de luxo faz acordo com MP

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o morador que distribuiu um jornal com conteúdo homofóbico no condomínio Le Parc Residential Resort, na Avenida Paralela, em outubro de 2021. O homem deverá produzir cards e folders informativos sobre os direitos da população LGBTIA+, que serão publicados em jornal de grande circulação de Salvador. Ao todo, serão 10 mil exemplares das peças, que também serão usadas em campanhas e ações do MP.

O homem ainda se comprometeu a produzir infomail e cards para divulgar através da comunicação interna do condomínio. Os representantes do Le Parc vão viabilizar a divulgação dentro do condomínio, diz a promotora de Justiça Márcia Teixeira. 

O responsável pelo jornal esteve em uma audiência no MP no dia 20 de outubro do ano passado, quando confirmou que distribuiu o material, mas alegou que os recebeu de terceiros. Ele se retratou na ocasião e disse que distribuiu o jornal “sem se dar conta das regras do condomínio”.

O jornal era batizado de “Redpill e Rapadura”. Redpill é uma referência à pílula vermelha do filme Matrix, que permite que a pessoa que a tome adquira consciência sobre a realidade que a cerca – o contrário da pílula azul, que permite seguir em um mundo cheio de ilusões. O termo “redpillado”, significando alguém que “despertou” frente ao que consideram establishment, é constantemente usado por grupos de extrema-direita.

Quem sofrer homofobia deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia e também procurar o MP de sua cidade. “De acordo com o relatório realizado e disponibilizado em 2021 pelo Grupo Gay da Bahia, uma pessoa LGBTIA+ morre a cada 29 horas”, diz a promotora. “Em Salvador, você pode enviar e-mail para a Promotoria de Direitos Humanos, com atribuição na defesa dos direitos LGBTIA+ pelo endereço eletrônico [email protected] ou ligar para (71) 3103-6687/6688. No interior do estado, basta acessar atendimento.mpba.mp.br ou enviar e-mail para [email protected]”, acrescenta.
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você