InícioEditorialAmbiental: o primeiro pilar do ESG

Ambiental: o primeiro pilar do ESG

Até fevereiro deste ano, o interesse de busca pelo termo ESG no Brasil praticamente triplicou, com um alta de 150% em relação aos 12 meses anteriores, segundo dados de um levantamento realizado pelo Google Trends. Embora o país seja, atualmente, o líder latino-americano em número de pesquisas e esteja no top 25 global, muita gente ainda desconhece o significado desta sigla cada vez mais demandada.

A letra “E”, de “ESG”, tem origem na palavra inglesa Environmental, que traduzida para o português significa “ambiental”. Isso quer dizer que as organizações precisam desenvolver políticas e iniciativas em áreas como preservação da biodiversidade, promoção da eficiência energética e metas de redução dos gases de efeito estufa, apenas para citar alguns exemplos.

Na Bahia, a Bracell alinha as boas práticas de proteção da biodiversidade à própria estratégia de negócio da companhia, que é líder global na produção de celulose solúvel. Recentemente, a empresa assinou um termo de cooperação mútua com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) para executar ações conjuntas voltadas à proteção da biodiversidade em Unidades de Conservação (UCs) de Mata Atlântica no estado, como os Cânions do Subaé e a bacia do rio Subaúma.

RESTAURAR E PROTEGER
Com validade inicial de cinco anos e possibilidade de renovação, o compromisso é o de atuar em parcerias que contribuam para a conservação e a manutenção das UCs, além de salvaguardar o patrimônio natural, protegendo espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção da fauna e da flora, e os recursos hídricos, garantidos pelas formações florestais.

“Este acordo reforça o compromisso da Bracell com a preservação da qualidade ambiental não apenas em suas áreas próprias, mas também em áreas públicas e de outros proprietários particulares na Bahia”, destaca o diretor-geral da Bracell Bahia, Guilherme Araújo.

O vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da empresa, Márcio Nappo, completa: “Aplicamos a agenda ESG a partir do uso sustentável dos recursos naturais e da criação de valor para a comunidade, país, clima, cliente e empresa. Assim, estamos cuidando do negócio, do meio ambiente e das pessoas – incluindo todos os stakeholders. ”

CRÉDITOS DE CARBONO
Outro bom exemplo de aplicação do “E”, de “ESG”, vem da Battre e Termoverde, empresas do Grupo Solví. O Aterro Metropolitano Centro foi o primeiro do mundo a obter créditos de carbono certificados pela ONU e já mitigou, desde 2005, mais de 8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), o que pode ser comparado a emissão de gás carbônico de 2 milhões de automóveis populares a gasolina rodando por um mês.

Além disso, desde 2011, com a inauguração da Termoverde Salvador, a cidade, além de já gerar créditos de carbono, passou também a produzir energia elétrica a partir do biogás do aterro sanitário. A empresa é, atualmente, a usina que mais gerou energia elétrica nessa modalidade em todo o país. Em média, são 10 mil MWh gerados por mês, fornecidos para grandes consumidores.

“A pauta ESG já faz parte do Grupo Solví há muitos anos, principalmente pela questão ambiental. O grupo está há mais de 40 anos atuando neste segmento, trazendo soluções de preservação e isso sempre esteve enraizado em nossos valores”, destaca o diretor regional do Grupo Solví,  Ângelo Castro.

INTEGRAÇÃO COM O “S E O “G”
O gestor da Fama Investimentos, Fabio Alperowitch, destaca a importância de as organizações compreenderem que investir no ambiental é, sim, imprescindível, mas que, em se tratando de ESG, também há a necessidade de integração com o “S de “Social” e o “G” de governança. “Tem que haver um cuidado de parte das empresas no sentido de não reduzir o ESG somente a um dos seus pilares”, defende.

Fábio Alperowitch (no telão) durante painel mediado por Isaac Edington: pilares do ESG

O I Fórum ESG Salvador foi um projeto realizado pelo Jornal Correio e Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Unipar, Yamana Gold, Bracell, BAMIN, Socializa e Suzano, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, apoio de Contermas, Battre, Termoverde, Terra Forte, Hela, Retec, Ciclik, Larco, Grupo LemosPassos, Fundação Norberto Odebrecht e Hiperideal, parceria de Vini Figueira Gastronomia, Fernanda Brinço Produção e Decoração, Uranus2, TD Produções, Vinking e Suporte Eventos.


O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil anda de ré, diz Flávio após queda de investimentos na B3

Os investidores estrangeiros retiraram R$ 7,2 bilhões da B3 em junho até 4ª feira...

Messi e Lautaro comandam goleada da Argentina antes da Copa América

Fechando a preparação para a Copa América, a Argentina entrou em campo para enfrentar...

Idosa morta em incêndio: filho é preso pela 2ª vez por abandonar mãe

O ex-médico Lauro Estevão Vaz Curvo (foto de destaque), preso na noite desta sexta-feira (14/6)...

Quem usa vape tem até seis vezes mais nicotina no corpo do que fumantes de cigarro comum

Uma pesquisa conduzida pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São...

Mais para você