InícioEditorialCom baixa adesão, prazo para vacinação contra gripe e sarampo termina na...

Com baixa adesão, prazo para vacinação contra gripe e sarampo termina na sexta (3)

As campanhas de vacinação contra a Influenza e o sarampo em Salvador serão encerradas nesta sexta-feira (3). Até o momento, foram aplicadas 237 mil doses da vacina contra a gripe e 63 mil contra o sarampo, apenas 26% e 37% do público alvo alcançado, respectivamente.

Desde o início da campanha, em abril, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou a oferta dos imunizantes em 156 salas de vacina, além de realizar mutirões aos finais de semana. No entanto, a cobertura vacinal está abaixo do ideal.

Ao todo, 673 mil indivíduos ainda faltam se imunizar contra a gripe e 288 mil contra o sarampo. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, exceto feriados.

Para vacinar, é preciso levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e documento com foto. Os profissionais da saúde devem levar a carteira do órgão onde atua.

“Quanto menor as taxas de coberturas vacinais, maior os riscos de circulação virais na cidade. Esse ano, já foram notificados casos de sarampo na Bahia e isso acende o sinal de alerta em Salvador. Também estamos percebendo um aumento de incidência de síndromes gripais, sobretudo em crianças, algo que já era esperado para esse período, mas que poderia ser minimizado caso obtivéssemos uma adesão maior à campanha contra gripe”, explicou a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos.

Confira o público habilitado para vacinação:

Influenza – Crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Sarampo – Crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Roseana Murray desabafa sobre dores no braço fantasma após ataque de pitbulls

A poetisa Roseana Murray compartilhou em suas redes sociais fotos sorridentes, onde seu cabelo...

Mais de 173 mil alunos estão sem previsão de volta às aulas no RS

Mais de 1.000 escolas foram afetadas pelas enchentes; a maior parte dos colégios da...

Planalto suspeita que Bolsonaro lance Flávio a presidente em 2026

Igo Estrela/Metrópoles 1 de 1 Flávio e Jair Bolsonaro ...

Exército brasileiro restringe posse de armas para policiais e bombeiros militares

O Exército brasileiro anunciou nesta segunda-feira (20), uma redução significativa no número de fuzis...

Mais para você