Micro e pequenas empresas têm uma oportunidade de renegociar suas dívidas e voltar a ter crédito no mercado. É que o Sebrae Nacional, em parceria com várias instituições financeiras, está fazendo a Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas, que acontece de 6 a 10 deste mês.
A estimativa é que cerca de 14 mil empresas, entre MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, estejam em atraso com os pagamentos de empréstimos realizados com garantia do Fampe (Fundo de Aval do Sebrae).
Ainda de acordo com o Sebrae, em dezembro de 2021, o total de empréstimos vencidos ou atrasados estava em torno de R$ 16 bilhões. O setor de serviços é o que mais tem pessoas jurídicas devedoras, com cerca de 52%, seguidos do comércio e da indústria.
Caetano Minchillo, Gerente de Serviços Financeiros do Sebrae explica que a inadimplência não cresceu e que essa é uma excelente chance das empresas ficarem no azul e voltarem a ter fluxo de caixa. Caetano destaca, ainda, que além de renegociar o que está em atraso é preciso atenção na hora de fazer novos empréstimos, para não entrar em dívidas novamente.
Quem quiser aderir a essa renegociação, basta entrar em contato com a instituição financeira credora que abriram canais de atendimento exclusivo para essa campanha.
Economia Brasília 03/06/2022 – 12:21 Leila Santos/Edgard Matsuki Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Sebrae Dívidas sexta-feira, 3 Junho, 2022 – 12:21 2:14