InícioEditorialEncontro regional de mulheres tem presença de Vilma Reis e Marta Rodrigues

Encontro regional de mulheres tem presença de Vilma Reis e Marta Rodrigues

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 realiza, nesta sexta-feira (10) e no sábado (11), na Casa de Retiro Sagrada Família, em Salvador, o Encontro Regional de Mulheres. O evento tem o objetivo de contribuir para o debate sobre a participação das mulheres nos processos políticos e eleitorais e o tema é “Mulheres semeando direitos”.

A Vereadora Marta Rodrigues e a socióloga e defensora dos direitos humanos, das mulheres, negros e LGBTQIA+, Vilma Reis, estarão no encontro e farão uma roda de conversa no primeiro dia de atividades sobre conjuntura com foco na participação de mulheres no processos eleitorais. A jornalista e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e em Sociologia (UFS), atuante na auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria e MNU, Laila Oliveira, também é uma das participantes.

Voltado para mulheres agentes Cáritas dos estados da Bahia e Sergipe que integram o regional e entidades membro previamente inscritas, o encontro tem metodologia integrada por rodas de conversas e oficinas para aprofundar as temáticas sobre direito à cidade; diversidade sexual e de gênero; introdução aos conceitos feministas; e mulheres e as identidades étnico-racial. Uma cirandinha de saberes com crianças e adolescentes também será realizada.

No segundo dia de programação, as participantes terão um momento de cuidado em parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e participarão da palestra “Teologia feminista: desafios e contribuições para os tempos atuais” liderada pela pastora Bianca Daeb’s, representando a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). O curta-metragem “Do meu lado” será exibido em seguida com mediação e comentários da assessora regional da Cáritas Nordeste 3, Flávia Palha.

Na sexta-feira (10), às 19h, serão lançadas duas publicações da Cáritas Nordeste 3. Uma delas é a revista “Cura e Cuidado: do feminino ancestral ao saber popular”, que foi desenvolvida em parceria com a Cáritas Alemã, Misereor, KNH, Kinder e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Ufba. A publicação é resultado do curso “Saberes populares e tradicionais de cura e cuidado” que contou com participação de cerca de 30 mulheres abrangendo temas como saúde íntima feminina; cuidando das dores do corpo; e cuidando da mente e da espiritualidade.

A outra publicação é a “Marias que vão com as outras: fotos e histórias de mulheres das comunidades quilombolas – Bahia e Sergipe”, que traz relatos e registros de mulheres das comunidades tradicionais nos estados citados acima e foi elaborada em conjunto com a Cáritas Alemã.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo federal pede investigação sobre morte de senegalês em SP

Serigne Mbaye morreu ao cair do 6º andar de um prédio durante uma operação...

Dina votou no Bolsonaro. Tião, no Lula. E nós três nos encontramos no Goiás profundo

Dois dos meus amigos mais próximos, que estão comigo nos momentos mais difíceis, não...

Homem morre em explosão de extintor de incêndio em São Paulo

Um homem morreu na madrugada desta terça-feira (30), no Brooklin, na zona sul de...

Mais para você