InícioEditorialGreenpeace: alerta sobre ausência e omissão do estado brasileiro

Greenpeace: alerta sobre ausência e omissão do estado brasileiro

Já se passaram seis dias desde que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos na região do Vale do Javari (AM). Com a situação, porta-voz do Greenpeace Brasil afirmou que isso é apenas a ponta do iceberg. Para a entidade, a ausência e omissão do Estado brasileiro na região vem permitindo a expansão de crimes ambientais.

Segundo o Greenpeace Brasil, apenas no terceiro dia após o ocorrido o governo brasileiro enviou uma equipe de busca para a região, depois de intensa pressão de organizações nacionais e internacionais, ativistas e sociedade civil do mundo inteiro. Considerando ser esta uma situação em que cada segundo é vital, a ação do governo foi iniciada tarde demais – não com 72 horas, mas com anos de atraso, avalia a ONG.

Leia também: Jornalista inglês e indigenista brasileiro desaparecem na Amazônia.

O contexto de insegurança e violência extrema observada no Vale do Javari é um reflexo da ausência de atuação competente e efetiva do governo brasileiro em toda a Amazônia. Atividades criminosas como a pesca ilegal, a extração de madeira, o garimpo e o narcotráfico vêm se alastrando pela região e se transformando na força-motriz da economia local, segundo o Greenpeace.
“Cada vez mais, os crimes ambientais se entrelaçam com as redes de narcotráfico na Amazônia. Esse conjunto de atividades ilícitas vem se intensificando e ganhando espaço por conta da omissão do governo brasileiro diante deste estado de barbárie que se apossa da região. Além de encontrar Bruno e Dom, temos o desafio de superar essa economia que consome a floresta e viola direitos humanos na Amazônia”, afirma Danicley de Aguiar, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil.
Até o momento, a Polícia Federal segue sem pistas concretas sobre o paradeiro da dupla. É premente que a sociedade siga cobrando do governo brasileiro mais celeridade em relação ao desaparecimento de Bruno e Dom e pelo cumprimento de seu dever de defender os territórios Amazônicos e seus povos, avalia a porta-voz.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja vídeo de turista dos EUA eletrocutado em jacuzzi de resort

Um homem morreu eletrocutado dentro de uma jacuzzi em um complexo turístico no noroeste...

Número de refugiados no Brasil cresce 117% em 2023

O Brasil aumentou o número de aprovações de pedidos e o número de refugiados...

Igreja Bola de Neve afasta pastor Rinaldo Pereira, acusado de agressão

Mesmo antes de a Justiça de São Paulo decidir pela medida protetiva para a...

Parque do Caracol, em Canela (RS), reabre nesta sexta-feira após fechamento por causa das chuvas

O Parque do Caracol, em Canela, um dos cartões-postais da Serra Gaúcha, reabre ao...

Mais para você