InícioEditorialPor que a 'mulher da casa abandonada' não é presa? Entenda

Por que a ‘mulher da casa abandonada’ não é presa? Entenda

O podcast “A mulher da casa abandonada” tem sido um dos principais assuntos da internet nos últimos dias. Lançado no mês de junho pela Folha de São Paulo e até agora com seis episódios, a produção acompanha a história de Margarida Bonetti, condenada pela Justiça Americana e procurada pelo FBI por escravizar uma mulher por duas décadas. Depois do crime, ela voltou para o Brasil onde mora até hoje, em uma casa abandonada no bairro de Higienópolis, em São Paulo. O que levou muitos ouvintes a questionar: por que até agora ela não foi presa?

No exterior, Margarida – que aqui se apresenta como Mari – foi condenada a seis anos e meio de prisão nos Estados Unidos. Durante 20 anos manteve, junto com o marido Renê Bonetti, uma empregada doméstica em condições análogas à escravidão. A mulher não tinha direito de sair da residência, nem salário ou assistência médica.

Criminosa continua à solta
O advogado criminalista Nestor Santiago explica que a prisão vai contra a legislação vigente. “A questão principal é que ela não pode ser presa porque o crime já prescreveu, há mais de dez anos”, destaca.

De acordo com ele, brasileiros que cometem crimes no exterior, retornam para o Brasil e não são presos é algo relativamente comum. “Principalmente se passar o tempo de punição no Brasil e não for solicitada a cooperação internacional”, destaca.

Mesmo na lista de foragidos do FBI, outro motivo que impede a prisão são os acordos internacionais. Dentro do País, imperam as leis brasileiras e apenas as autoridades podem executar as leis e punições legais. O caminho para a vítima, segundo Nestor, seria acionar a justiça por danos morais e solicitar o recebimento dos seus vencimentos.

Repercussão
Desde o lançamento do podcast, muitos curiosos têm visitado a casa em Higienópolis. Enquanto uns param para fazer fotos, outros protestam. Recentemente, o lugar recebeu uma pichação no muro, com o termo “escravocrata” e ganhou o título de “A casa Abandonada de Margarida Bonetti e o Pacto da Branquitude” no Google Maps.

Originalmente publicada em O Povo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

General tinha “roteiro” para deputados bolsonaristas rebaterem 8/1

A Polícia Federal encontrou em um HD do general Mário Fernandes (foto em destaque)...

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

ANA CORA LIMARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Maria Flor estava ansiosa antes de...

Águas Claras é campeã de tretas entre síndicos e moradores. Veja lista

Nenhuma região do Distrito Federal registrou mais ocorrências policiais entre síndicos e moradores de...

Mais para você