A inflação oficial do país, medida pelo IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, voltou a subir em junho deste ano. A taxa ficou em 0,67%, após a variação de 0,47% registrada em maio.
Os dados divulgados nesta sexta-feira (8), pelo IBGE, mostram que no ano a inflação acumulada é de 5,49% e, nos últimos 12 meses, de 11,89%.
O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, explicou que todos os nove grupos de despesas pesquisados registraram inflação em junho, com destaque para vestuário. Houve aumento de preços nas roupas masculinas e femininas. Mas, o maior impacto na inflação foi causado pelo grupo alimentação e bebidas, com a alta nos preços da refeição e do lanche fora de casa.
Também divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE, o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, subiu 0,62% em junho, acima da taxa registrada em maio, 0,45%.
O indicador mede a inflação para as famílias que vivem com até oito salários mínimos por mês. E o que mais pesou no bolso desta faixa de renda foi o aumento dos alimentos.
Economia Aumento no custo dos alimentos foi o que mais afetou as famílias Rio de Janeiro 08/07/2022 – 11:43 Leila Santos – Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional IBGE Inflação IPCA sexta-feira, 8 Julho, 2022 – 11:43 1:58