InícioEditorialBahia encara o Guarani com missão de aumentar gordura no G4 da...

Bahia encara o Guarani com missão de aumentar gordura no G4 da Série B

Campeões na primeira divisão e tradicionais no futebol brasileiro, Bahia e Guarani vão voltar a se enfrentar depois de 13 anos. Neste sábado, tricolores e alviverdes medirão forças no estádio Brinco de Ouro, em Campinas-SP, pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão. A bola  rola a partir das 18h30. 

A última vez que Bahia e Guarani estiveram frente a frente foi em 2009, também pela Série B. O Esquadrão levou a melhor e venceu por 2×0, em Pituaçu. O atacante Nadson e o zagueiro Nem marcaram os gols. Nesse novo encontro, os times chegam em momentos completamente diferentes. 

O tricolor olha para a parte de cima da tabela. O Bahia é o terceiro colocado do Brasileirão, com 30 pontos. Se voltar de Campinas com uma vitória, o Esquadrão se garante dentro do G4 durante todo o primeiro turno e pode abrir até sete pontos de distância para o primeiro time fora da zona de classificação. 

Por outro lado, a briga do Guarani é na parte de baixo. O Bugre não vive os seus melhores momentos. A equipe somou apenas 17 pontos nos 17 jogos que disputou. O fraco desempenho coloca o alviverde na 18ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.  

Apesar da fase vivida pelo adversário, no Bahia o tom é de cautela. O Guarani vem de triunfo sobre o líder Cruzeiro em casa. Fora isso, o Esquadrão ainda tenta se reencontrar na Série B. Nos últimos cinco jogos, o tricolor venceu apenas um. Contra o Brusque, por 2×0, na estreia de Enderson Moreira. 

“Às vezes, a equipe está um pouco embaixo, mas tem qualidade também e pode nos vencer. Então é um jogo extremamente difícil que nós temos contra o Guarani, numa sequência difícil, contra um adversário que está mais descansado que a gente, que está ali se preparando para esse embate. Então, a gente precisa de mobilização”, analisou o técnico Enderson Moreira. 

Na missão de voltar a triunfar fora de casa na Série B, o Bahia tem ainda um tabu incômodo para quebrar. O Esquadrão nunca venceu o Guarani no Brinco de Ouro em competições oficiais. Em 18 partidas, o time baiano foi derrotado 11 vezes. Outros sete duelos terminaram empatados. 

No retrospecto geral, a vantagem também é do Bugre. O Esquadrão venceu  apenas cinco dos 29 jogos que disputou. A conta tem ainda 12 empates e 12 triunfos para o Guarani. 

Mudanças 
Para tentar alcançar sua segunda vitória no comando do Bahia, o técnico Enderson Moreira vai mudar a escalação do tricolor. A primeira alteração será forçada, já que o lateral esquerdo Matheus Bahia está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Djalma será o titular. 

Apesar do bom jogo contra o Athletico-PR, na Copa do Brasil, Enderson não garantiu a manutenção do esquema com três zagueiros. Para piorar, Luiz Otávio sentiu a coxa e foi vetado. Assim, é provável que o volante Miqueias retome a condição de titular. 

No ataque, Rildo volta ao time após desfalcar a equipe na Copa do Brasil. Ele deve formar a dupla de ataque com Matheus Davó. O camisa 88 ganhou a posição de Rodallega e marcou um golaço contra o Athletico. Davó é o artilheiro do Bahia na Série B, com quatro gols. 

No banco, as novidades ficam por conta dos retornos do zagueiro Didi e do meia-atacante Marco Antônio. Recuperado de lesão na coxa, ele voltou a ser relacionado após quase um mês e meio longe dos gramados. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você