InícioEditorialEconomiaMonitor do PIB mostra queda de 0,8% em maio, segundo FGV

Monitor do PIB mostra queda de 0,8% em maio, segundo FGV

Após três meses seguidos de crescimento, a atividade econômica brasileira teve uma retração de 0,8% em maio, na comparação com abril. No entanto, frente a maio de 2021, esse desempenho foi positivo em 4,4%.

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (18) pela Fundação Getulio Vargas, são do Monitor do PIB, o Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas produzidas no país.

O indicador aponta que o resultado de maio reflete o comportamento da indústria, que havia crescido nos meses anteriores, após um início de ano ruim, mas voltou a apresentar queda.

De acordo com a FGV, outro importante destaque negativo foi o consumo das famílias, impactado pela inflação e juros em patamares elevados.

As exportações e importações de bens e serviços também recuaram em maio, na comparação com abril. No primeiro caso, o resultado foi puxado pela queda na exportação de produtos agropecuários e da extrativa mineral.

E, no caso das importações, o resultado sofreu impacto negativo do segmento de bens intermediários, ou seja, os produtos usados na fabricação de máquinas e equipamentos.

Por fim, na passagem de abril para maio, os investimentos foram o único setor que apresentou crescimento no Monitor do PIB.

Economia Rio de Janeiro 18/07/2022 – 13:14 Leila dos Santos / Guilherme Strozi Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional PIB FGV Inflação segunda-feira, 18 Julho, 2022 – 13:14 96:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Recursos anunciados por Dilma ao RS integram contratos já existentes

Atual chefe do banco dos Brics, a ex-presidente disse que instituição vai destinar R$...

Alexandre de Moraes solta Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Reprodução 1 de 1 Marcelo Câmara Bolsonaro ...

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após...

Após reunião sobre desoneração da folha, Pacheco diz contar com ‘sensibilidade do STF’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quinta-feira (16), contar com a sensibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o acordo firmado entre...

Mais para você